O desenvolvimento da internet e das novas tecnologias da informação e comunicação tem gerado mudanças significativas na forma de se comunicar e intercambiar informações, tanto na mídia tradicional quanto na comunicação interpessoal.
Os conteúdos hipertextuais e multimediáticos ocupam grande parte da nossa vida cotidiana, em especial com a criação das chamadas redes sociais.
Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e Youtube, entre outras, passam a fazer parte da dinâmica da comunicação mediática, mas também das corporações, instituições, assim como do usuário comum, o sujeito comunicante, que agora participa ativamente na produção e intercambio de informações.
A mídia tradicional se adapta a essa realidade digital, com novas estratégias e técnicas, cientes da importância dessa adequação para manter seu poder mediático.
Esta realidade é apresentada no vol. VI da Coleção De Teorias Da Comunicação, que nos traz textos sobre investigações nas áreas da comunicação e o jornalismo, sobre tudo as menos difundidas, mas também pesquisas empíricas que tentam aplicar essas teorias em objetos mais concretos de investigação.
Neste volume a centralidade temática está em torno a Agenda-Setting, Enquadramentos e Narrativas.
No contexto atual, vem-se discutindo a problemática da chamada pós-verdade e de mecanismos como fake news, como processos comunicativos de grande impacto na percepção das realidades, sobre tudo, na sua utilização no tema político.
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