Com o presente estudo, pretende-se compreender em que medida, e de que modo, os currículos dos cursos de 1º. ciclo, de Artes Plásticas e Design reflectem as preocupações enunciadas por diversos autores quanto às consequências, para a Educação, do desenvolvimento, a um ritmo cada vez mais intenso, da ciência e da técnica e da emergência de um novo modelo de racionalidade que equaciona a intersubjectividade e o papel do sujeito na construção do conhecimento e ainda o contexto em que ele é produzido.
Também o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) teve consequências ao nível da globalização da informação, intensificando as relações sociais à escala mundial, a que a Educação não pode, nem poderá, ficar indiferente, e o contexto Europeu do Ensino Superior em que estamos integrados, enformado pelos pressupostos da Declaração de Bolonha que concorreram também para a definição do enquadramento conceptual do estudo.
Em síntese, será dentro deste quadro teórico, que abordaremos na primeira parte do estudo, que nos propomos analisar os currículos de alguns cursos de Artes Plásticas e de Design de algumas Instituições de Ensino Superior Público, no sentido de procurarmos contribuir para a reflexão das propostas curriculares para um tempo de incerteza ou, como refere Roberto Carneiro “num contexto de social de fragmentação, incerteza, competição, predomínio do mercado e mudança constante”. É hoje consensual que o ritmo das mudanças de um mundo que pretendemos conhecer, tem consequências, com refere Andy Hargreaves, citado por Margarida Fernandes, ao nível da estabilidade “das nossas bases do conhecimento, tornando-as irremediavelmente frágeis e provisórias”.
Assim, na segunda parte do estudo procederemos à análise comparativa da distribuição dos ECTS por áreas científicas dos cursos de Artes Plásticas e de Design, segundo a taxonomia adoptada pela CNAEF.
Na terceira parte, proceder-se-á à caracterização das competências quanto à sua tipologia e sua distribuição na configuração curricular dos cursos analisados.
Na quarte e última parte apresentam-se as principais conclusões.