O Pensamento De Mao Tsé-Tung

As obras Sobre a Prática e Sobre a Contradição formam a quintessência do pensamento filosófico de Mao Tsé-tung. Constituem a mais importante contribuição teórica ao marxismo-leninismo até o momento. São duas obras fundamentais da História da Filosofia. E da História.

A seguinte, Intervenção aos Debates sobre Arte e Literatura, concentra as principais ideias com relação aos problemas estéticos, responsabilidades sociais dos artistas e escritores, posições políticas em face do imperialismo e das culturas feudal e burguesa, relações com as massas, individualismo, etc. Certamente sua intervenção prática na produção artística e literária brasileira não tardará.

O primeiro dos textos de seus Escritos Escolhidos, publicados pela edição oficial de Pekin, apresenta Análise das Classes da Sociedade Chinesa (março de 1926), que já de maneira profunda introduz ao todo complexo da sociedade chinesa na época da Primeira Guerra Civil Revolucionária.

Foi escrita contra os equívocos e os desvios dos oportunismos de direita e de esquerda. A pertinência histórica do texto centrava-se na tentativa de mostrar de forma objetiva e clara quais as tendências das classes a respeito da revolução.

Nesse momento, 1926, o P.C. já contava com cinco anos de existência e necessitava saber com precisão onde estava o inimigo e o aliado. A vitória da Revolução Russa em 1917 e as condições históricas do pós-guerra motivaram e facilitaram a criação do P.C.C. em 1921.

Objetivar a posição de inimigo significava também saber em que determinada situação histórica colocava-se como aliado, e, inversamente, em momentos históricos precisos o aliado passava para o lado do imperialismo. Daí a análise da situação econômica das classes e sua posição objetiva em relação à revolução.

Mao analisa a posição dos latifundiários e da burguesia compradora, a média burguesia (burguesia nacional), a pequena-burguesia, o semi proletariado, o proletariado e o lúmpem proletariado.

Nessa época, como durante várias décadas, os dois partidos políticos mais expressivos eram o Kuomintang e o Partido Comunista. O primeiro mais experiente, com um passado de maior peso, mas nesse período já com outras características que o diferem daquele em que Sun Yat-sen o dirigia.

Durante a direção de Sun Yat-sen, o Kuomintang era um partido revolucionário. Em 1923, reorganiza-se e alia-se ao P.C., aceita a participação de comunistas em seus quadros e lança-se com mais firmeza na trajetória revolucionária. Logo em seguida, em 1924, no 1 Congresso Nacional do Kuomintang, em Cantão, Sun Yat-sen formulou as famosas “três teses políticas fundamentais”.

Elas representam um passo importantíssimo pelo caráter radical de suas propostas: aliança com o P.C., aliança com a Rússia e apoio aos camponeses e operários. A presença de Mao Tsé-tung no Congresso foi considerada da maior importância, já que o P.C. teve sua proposta de aliança aceita pelo Kuomintang.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-aplique-se-branca/

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As obras Sobre a Prática e Sobre a Contradição formam a quintessência do pensamento filosófico de Mao Tsé-tung. Constituem a mais importante contribuição teórica ao marxismo-leninismo até o momento. São duas obras fundamentais da História da Filosofia. E da História.

A seguinte, Intervenção aos Debates sobre Arte e Literatura, concentra as principais ideias com relação aos problemas estéticos, responsabilidades sociais dos artistas e escritores, posições políticas em face do imperialismo e das culturas feudal e burguesa, relações com as massas, individualismo, etc. Certamente sua intervenção prática na produção artística e literária brasileira não tardará.

O primeiro dos textos de seus Escritos Escolhidos, publicados pela edição oficial de Pekin, apresenta Análise das Classes da Sociedade Chinesa (março de 1926), que já de maneira profunda introduz ao todo complexo da sociedade chinesa na época da Primeira Guerra Civil Revolucionária.

Foi escrita contra os equívocos e os desvios dos oportunismos de direita e de esquerda. A pertinência histórica do texto centrava-se na tentativa de mostrar de forma objetiva e clara quais as tendências das classes a respeito da revolução.

Nesse momento, 1926, o P.C. já contava com cinco anos de existência e necessitava saber com precisão onde estava o inimigo e o aliado. A vitória da Revolução Russa em 1917 e as condições históricas do pós-guerra motivaram e facilitaram a criação do P.C.C. em 1921.

Objetivar a posição de inimigo significava também saber em que determinada situação histórica colocava-se como aliado, e, inversamente, em momentos históricos precisos o aliado passava para o lado do imperialismo. Daí a análise da situação econômica das classes e sua posição objetiva em relação à revolução.

Mao analisa a posição dos latifundiários e da burguesia compradora, a média burguesia (burguesia nacional), a pequena-burguesia, o semi proletariado, o proletariado e o lúmpem proletariado.

Nessa época, como durante várias décadas, os dois partidos políticos mais expressivos eram o Kuomintang e o Partido Comunista. O primeiro mais experiente, com um passado de maior peso, mas nesse período já com outras características que o diferem daquele em que Sun Yat-sen o dirigia.

Durante a direção de Sun Yat-sen, o Kuomintang era um partido revolucionário. Em 1923, reorganiza-se e alia-se ao P.C., aceita a participação de comunistas em seus quadros e lança-se com mais firmeza na trajetória revolucionária. Logo em seguida, em 1924, no 1 Congresso Nacional do Kuomintang, em Cantão, Sun Yat-sen formulou as famosas “três teses políticas fundamentais”.

Elas representam um passo importantíssimo pelo caráter radical de suas propostas: aliança com o P.C., aliança com a Rússia e apoio aos camponeses e operários. A presença de Mao Tsé-tung no Congresso foi considerada da maior importância, já que o P.C. teve sua proposta de aliança aceita pelo Kuomintang.

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