A Tecnologia Assistiva A Serviço Da Inclusão Social

Os textos são apresentados em 13 capítulos, com discussões que trazem a convergência para algumas temáticas além da Tecnologia Assistiva.

É fato que na atualidade em todos os segmentos da sociedade a pessoa com deficiência vem buscando a equiparação dos seus direitos. Neste movimento a legislação se revela como um importante suporte para o favorecimento de uma sociedade mais inclusiva. No Brasil, temos desde 2015, a LEI Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a qual institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

O documento é composto por 127 artigos, dispostos em dois Livros, om títulos e capítulos que abarcam diferentes realidades da vida em sociedade, como a escola, a família, o trabalho, a saúde, o lazer, dentre outros.

Hoje entendemos que quando se promove a acessibilidade, a inclusão torna-se viável e o uso de Tecnologia Assistiva (TA) tem si tornado fundamental nesse processo. Esta afirmação se confirma como atual e urgente, na medida em que a Lei da Inclusão, referida anteriormente, destaca um Título só sobre a Acessibilidade e dentro dele um Capítulo específico sobre Tecnologia Assistiva.

A orientação legal informa ser direito da pessoa com deficiência ter acesso aos produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de TA. Tendo o poder público que traçar de quatro em quatro anos um plano de medidas com esse fim.

Nesse sentido, o Projeto Educare, vem com sua décima quinta coletânea A Tecnologia Assistiva A Serviço Da Inclusão Social, contribuir com a formação e atuação desses educadores, somando-se às poucas, mas importantes publicações do país a partir de estudos que veem sendo desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes em Sergipe, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana e pela Universidade Federal de Alagoas.

Os textos são apresentados em formato de 13 capítulos, com discussões que trazem a convergência para algumas temáticas além da Tecnologia Assistiva.

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Hoje entendemos que quando se promove a acessibilidade, a inclusão torna-se viável e o uso de Tecnologia Assistiva (TA) tem si tornado fundamental nesse processo. Esta afirmação se confirma como atual e urgente, na medida em que a Lei da Inclusão, referida anteriormente, destaca um Título só sobre a Acessibilidade e dentro dele um Capítulo específico sobre Tecnologia Assistiva.

A orientação legal informa ser direito da pessoa com deficiência ter acesso aos produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de TA. Tendo o poder público que traçar de quatro em quatro anos um plano de medidas com esse fim.

Nesse sentido, o Projeto Educare, vem com sua décima quinta coletânea A Tecnologia Assistiva A Serviço Da Inclusão Social, contribuir com a formação e atuação desses educadores, somando-se às poucas, mas importantes publicações do país a partir de estudos que veem sendo desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes em Sergipe, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana e pela Universidade Federal de Alagoas.

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