Educação Bilíngue
A língua de sinais é considerada uma língua que possui todos os níveis linguísticos, são eles: fonológicos, morfológicos, sintáticos e pragmáticos. O surdo utiliza dessa língua para expressar os seus anseios, angústias e alegrias. O canal de comunicação do surdo acontece por via da modalidade gestual-visual. Porém, é importante ressaltar que a língua de sinais […]
A Tecnologia Assistiva A Serviço Da Inclusão Social
É fato que na atualidade em todos os segmentos da sociedade a pessoa com deficiência vem buscando a equiparação dos seus direitos. Neste movimento a legislação se revela como um importante suporte para o favorecimento de uma sociedade mais inclusiva. No Brasil, temos desde 2015, a LEI Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, […]
Aprendizagem E Deficiência Intelectual Em Foco
Compreender as temáticas que envolvem as diversas deficiências, requer o des(apregoamento) das legislações e mais vivências embasadas em relatos de experiências nos chãos escolares, nas redes familiares e nas ações cotidianas da sociedade como um todo, pois, só assim, teremos de fato uma inclusão versada nas potencialidades individuais e não focada apenas nas diferenças. Buscando, […]
Educação Inclusiva, Tecnologia E Tecnologia Assistiva
A sociedade contemporânea, diferentemente de outras etapas da história da humanidade, tem vivenciado processos bastante acelerados de mudanças e transformações. São exemplos dessas mudanças tanto os rápidos avanços das tecnologias como também a expansão de uma nova cosmovisão inclusiva, que aponta para a valorização da diversidade humana e para a superação de todos os mecanismos […]
Introdução Aos Estudos Sobre Educação De Surdos
A inserção dos alunos com surdez é um fator que envolve não somente os surdos, mas também, a comunidade, a família, a escola, os professores, os funcionários, ou seja, a sociedade no geral. Nesse contexto, a educação inclusiva pode criar condições para ampliar a visão pessoal, profissional e social dos integrantes envolvidos neste estudo, o […]
Surdez & Libras
O reconhecimento das línguas de sinais de cada país passou por diversos processos. Aqui no Brasil não foi diferente. O reconhecimento da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, através do decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005, foi uma conquista histórica fruto da luta das associações de surdos e de […]
Ressignificando Espaços, Teorias E Práticas Inclusivas
Ensinar é uma arte, essa frase permite uma reflexão sobre o contexto das práticas inclusivas, tornando visível as mudanças de paradigmas de como seria ensinar para a diversidade. Nesse ínterim, o foco deixa de ser daquele sujeito que supostamente “não aprende”, para a compreensão e conhecimento de como ele aprende! Percebe-se, também, uma caminhada de […]
A Neuroeducação E A Neurociência
Já não podemos mais retroceder no que corresponde a tornar a sociedade mais inclusiva. As diferenças existem e as necessidades diversificadas também, porém cabe a cada um de nós refletir o que precisamos fazer para tornar o nosso olhar mais sensível as dificuldades do outro. Os estudos da Neurociência têm contribuído muito para entender o […]