Aprendizagem E Deficiência Intelectual Em Foco

Aprendizagem E Deficiência Intelectual Em Foco traz diferentes olhares e experiências individuais com a pessoa com deficiência intelectual.

Compreender as temáticas que envolvem as diversas deficiências, requer o des(apregoamento) das legislações e mais vivências embasadas em relatos de experiências nos chãos escolares, nas redes familiares e nas ações cotidianas da sociedade como um todo, pois, só assim, teremos de fato uma inclusão versada nas potencialidades individuais e não focada apenas nas diferenças.

Buscando, então, contribuir com essas “discussões”, a décima quarta coletânea do Projeto Educare, intitulada Aprendizagem E Deficiência Intelectual Em Foco: Discussões E Pesquisas – traz uma riqueza em forma de conhecimento, através de diferentes olhares por meio das experiências individuais com a pessoa com deficiência intelectual e a sociedade em que está inserida: familiar, escolar, cultural e social.

São vários os conflitos gerados no cotidiano apresentado, por falta de conhecimento em como lidar com a pessoa com deficiência intelectual, pois, é mais fácil acreditar que todos aprendem da mesma forma, do que se despir de currículos arcaicos e vestir-se de uma nova roupagem educacional, na perspectiva de que todos são capazes de construir sua história na academia das letras. Dessa forma, os textos que tornaram essa coletânea real, nos trazem reflexões sobre como lidar com a deficiência intelectual nos diversos campos.

É incitante propagar o diálogo a respeito da inclusão das pessoas com deficiência intelectual no âmbito educacional, pois por mais que avançamos, a sensação que nada foi feito. Isso, deve-se uma série de fatores que necessitam estar entrelaçados. Assim, ações psicopedagógicas realizada por equipe multiprofissional que envolve psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, pedagogo entre outro, revelam avanços surpreendentes na estrutura educacional, familiar e social do aluno.

No viés avaliativo, a inclusão pode proporcionar prática didático-pedagógica e procedimento de ensino e aprendizagem identificado pelo professor que observa as potencialidades dos alunos com deficiência intelectual.

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Aprendizagem E Deficiência Intelectual Em Foco traz diferentes olhares e experiências individuais com a pessoa com deficiência intelectual.

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São vários os conflitos gerados no cotidiano apresentado, por falta de conhecimento em como lidar com a pessoa com deficiência intelectual, pois, é mais fácil acreditar que todos aprendem da mesma forma, do que se despir de currículos arcaicos e vestir-se de uma nova roupagem educacional, na perspectiva de que todos são capazes de construir sua história na academia das letras. Dessa forma, os textos que tornaram essa coletânea real, nos trazem reflexões sobre como lidar com a deficiência intelectual nos diversos campos.

É incitante propagar o diálogo a respeito da inclusão das pessoas com deficiência intelectual no âmbito educacional, pois por mais que avançamos, a sensação que nada foi feito. Isso, deve-se uma série de fatores que necessitam estar entrelaçados. Assim, ações psicopedagógicas realizada por equipe multiprofissional que envolve psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, pedagogo entre outro, revelam avanços surpreendentes na estrutura educacional, familiar e social do aluno.

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