Introdução Aos Estudos Sobre Educação De Surdos

Introdução Aos Estudos Sobre Educação De Surdos é fruto de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência.

A inserção dos alunos com surdez é um fator que envolve não somente os surdos, mas também, a comunidade, a família, a escola, os professores, os funcionários, ou seja, a sociedade no geral. Nesse contexto, a educação inclusiva pode criar condições para ampliar a visão pessoal, profissional e social dos integrantes envolvidos neste estudo, o qual oportuniza a discussão e a reflexão sobre o processo inclusivo nas escolas regulares de Ensino Fundamental, visando o exercício do direito da pessoa surda ter educação na sua plenitude.

Introdução Aos Estudos Sobre Educação De Surdos é fruto de estudos e pesquisas realizadas, sob orientação da Profª Rita De Cácia Santos Souza, com membros do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência – NUPIEPED/ CNPq, da Universidade Federal de Sergipe no período de maio de 2013 a julho de 2014.

Com o intuito de aprofundar e socializar estudos sobre surdez, trabalho realizado por mais de um ano, realizando leituras, fichamentos, debates, pesquisas e produção escrita. Aos poucos os textos foram sendo construídos e recebendo a contribuição de todos os participantes. O envolvimento sério dos seus autores e a qualidade dos textos desencadearam o desejo desta publicação coletiva.

O texto está organizado em dez capítulos: Políticas de inclusão e educação bilíngue para surdos; Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado para o ensino dos surdos; O professor versus o intérprete de LIBRAS na sala de aula inclusiva; Aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e pragmáticos da LIBRAS; Os parâmetros: construção ideologia da LIBRAS; LIBRAS - por que não na base comum?; Aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) pelos alunos surdos; Ensino da LIBRAS como Segunda Língua (L2): recursos didáticos e metodológicos; Pedagogia Surda: estratégia de ensino para pessoas surdas na rede regular; Escrita da Língua de Sinais (ELiS/SW - Sign Writing): que sistema é esse?

Naturalmente, a discussão sobre a temática não se esgota aqui, mas certamente, este estudo poderá contribuir com a formação de educadores e demais interessados na área da surdez.

Convidamos o leitor a mergulhar nesta leitura, e assim adentrar em uma rede de conhecimentos que poderá levá-lo a conhecer melhor os desafios e as possibilidades da educação, que se constrói em direção ao respeito aos diversamente hábeis.

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Introdução Aos Estudos Sobre Educação De Surdos é fruto de estudos e pesquisas realizadas, sob orientação da Profª Rita De Cácia Santos Souza, com membros do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência – NUPIEPED/ CNPq, da Universidade Federal de Sergipe no período de maio de 2013 a julho de 2014.

Com o intuito de aprofundar e socializar estudos sobre surdez, trabalho realizado por mais de um ano, realizando leituras, fichamentos, debates, pesquisas e produção escrita. Aos poucos os textos foram sendo construídos e recebendo a contribuição de todos os participantes. O envolvimento sério dos seus autores e a qualidade dos textos desencadearam o desejo desta publicação coletiva.

O texto está organizado em dez capítulos: Políticas de inclusão e educação bilíngue para surdos; Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado para o ensino dos surdos; O professor versus o intérprete de LIBRAS na sala de aula inclusiva; Aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e pragmáticos da LIBRAS; Os parâmetros: construção ideologia da LIBRAS; LIBRAS – por que não na base comum?; Aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) pelos alunos surdos; Ensino da LIBRAS como Segunda Língua (L2): recursos didáticos e metodológicos; Pedagogia Surda: estratégia de ensino para pessoas surdas na rede regular; Escrita da Língua de Sinais (ELiS/SW – Sign Writing): que sistema é esse?

Naturalmente, a discussão sobre a temática não se esgota aqui, mas certamente, este estudo poderá contribuir com a formação de educadores e demais interessados na área da surdez.

Convidamos o leitor a mergulhar nesta leitura, e assim adentrar em uma rede de conhecimentos que poderá levá-lo a conhecer melhor os desafios e as possibilidades da educação, que se constrói em direção ao respeito aos diversamente hábeis.

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