Surdez & Libras

A coletânea Surdez & Libras tem como objetivo levar os leitores a conhecer ou aprofundar os estudos sobre essa temática tão importante.

O reconhecimento das línguas de sinais de cada país passou por diversos processos. Aqui no Brasil não foi diferente. O reconhecimento da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, através do decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005, foi uma conquista histórica fruto da luta das associações de surdos e de ouvintes que apoiam a cultura surda.

A partir do decreto citado, a Libras passou a ganhar visibilidade na sociedade; ser disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia; a presença dos intérpretes nas escolas e repartições públicas um direito da comunidade surda; o decreto traz ainda qual a formação necessária tanto para os professores de Libras quanto para os intérpretes.

O breve relato sobre a história da educação dos surdos é para ilustrar que essa temática traz um universo de possibilidades de pesquisas e reflexões seja para pesquisadores experientes ou para aqueles que estão iniciando. A coletânea Surdez & Libras é a décima sexta coletânea do Projeto Educare e tem como objetivo levar os leitores a conhecer ou aprofundar os estudos sobre essa temática tão importante.

A obra está organizada em dez capítulos:
1- Língua brasileira de sinais e língua portuguesa no processo educacional do aluno surdo;
2- Cidadania de resistência: os estudos críticos do discurso e a educação de surdos;
3- A pessoa surda, as políticas públicas e o serviço social: apontando alguns desafios.
4- A Libras além das fronteiras da escola;
5- A formação docente: atuação continuada do professor na sala de recurso multifuncional com alunos surdos;
6- Contribuições do sociointeracionismo de Vygotsky para a compreensão do processo de aprendizagem do aluno surdo;
7- Políticas públicas de educação: inclusão das pessoas surdas na sociedade;
8- A Libras como instrumento de inclusão e a cultura e identidade surda sergipana: a luz da abordagem histórico-cultural;
9- Reflexões sobre a inclusão e a Libras no universo surdo;
10- A justiça surda: como fazê-la ouvir?

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O reconhecimento das línguas de sinais de cada país passou por diversos processos. Aqui no Brasil não foi diferente. O reconhecimento da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, através do decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005, foi uma conquista histórica fruto da luta das associações de surdos e de ouvintes que apoiam a cultura surda.

A partir do decreto citado, a Libras passou a ganhar visibilidade na sociedade; ser disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia; a presença dos intérpretes nas escolas e repartições públicas um direito da comunidade surda; o decreto traz ainda qual a formação necessária tanto para os professores de Libras quanto para os intérpretes.

O breve relato sobre a história da educação dos surdos é para ilustrar que essa temática traz um universo de possibilidades de pesquisas e reflexões seja para pesquisadores experientes ou para aqueles que estão iniciando. A coletânea Surdez & Libras é a décima sexta coletânea do Projeto Educare e tem como objetivo levar os leitores a conhecer ou aprofundar os estudos sobre essa temática tão importante.

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1- Língua brasileira de sinais e língua portuguesa no processo educacional do aluno surdo;
2- Cidadania de resistência: os estudos críticos do discurso e a educação de surdos;
3- A pessoa surda, as políticas públicas e o serviço social: apontando alguns desafios.
4- A Libras além das fronteiras da escola;
5- A formação docente: atuação continuada do professor na sala de recurso multifuncional com alunos surdos;
6- Contribuições do sociointeracionismo de Vygotsky para a compreensão do processo de aprendizagem do aluno surdo;
7- Políticas públicas de educação: inclusão das pessoas surdas na sociedade;
8- A Libras como instrumento de inclusão e a cultura e identidade surda sergipana: a luz da abordagem histórico-cultural;
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