O Projeto de Cooperação Acadêmica: Linguagens, Formação Docente e (Con)Figurações nas Amazônias, mais conhecido como PROCAD-Amazônia, desde o seu título, evidencia a preocupação com a produção e a capacitação de docentes.
Quando da sua elaboração, em 2018, visou o intercâmbio acadêmico-científico entre programas de pós-graduação em Letras de três universidades brasileiras: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Desenhou-se, assim, uma linha de interlocução que atravessa o Brasil, estabelecendo-se que suas atividades se dariam em âmbito misto e amplo também em relação aos campos de conhecimento.
Mesmo em um contexto de pandemia, quando as atividades de trânsito e contato direto, entre discentes e docentes do PROCAD, se tornaram inviáveis, apostamos na elaboração e publicação da Série Cadernos Pedagógicos, cada um com um tema específico, sendo o primeiro deles o de Arte Integrada Da Amazônia.
Com a valiosa colaboração de docentes vinculados ao projeto, são sistematizadas e apresentadas, aqui, três propostas: Flagrantes do mundo amazônico: diálogos entre o haicai e a colagem, dos professores Eliane Cristina Testa e Walace Rodrigues, da UFT, pesquisa destinada a professores de Artes e Letras das séries finais do Ensino Fundamental.
Em seguida, Exercícios poéticos das águas a partir de documentários sobre as Amazônias, proposta também apresentada pelos professores Walace Rodrigues e Eliane Cristina Testa, e igualmente destinada aos professores das séries finais do Ensino Fundamental.
Por fim, Arte de DONA Z: narrativas poéticas, subversões plásticas e protestos do feminino na arte contemporânea em Marabá, do professor Alexandre Silva dos Santos Filho, da UNIFESSPA, trabalho destinado igualmente às séries finais do Fundamental, mas também ao Ensino Médio.
Todos aprendemos com os artistas e poetas a ver e ler os objetos e o mundo. Ou a nomear as coisas, como nos diz Manoel de Barros, usando as palavras como matéria para construir um dicionário pulsante, vivo e lúdico. As Amazônias que se apresentam ao nosso olhar, em Arte Integrada Da Amazônia, mediadas pelo olhar sensível, interrogador e integrador dos professores Eliane, Walace e Alexandre, são da mesma natureza das plantas e das águas que as formam e, na mesma medida, das formas concretas do seu imaginário.