Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo

Em Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo o humano foi captado e interpretado a partir de diferentes ângulos, espaços e temporalidades.

Com o olhar voltado para o porvir ou para outrem, o tecelão que decide operar sobre as ações humanas ao longo do tempo deve reconhecer que irá vasculhar um emaranhado de fios que necessitam ser realocados, alinhavados, tecidos sob a égide de uma trama para se constituir como enredo histórico.

Como explicita Paul Veyne, “os fatos não existem isoladamente, no sentido de que o tecido da história é o que chamaremos de trama”. Desse modo, o historiador, no cumprimento de seu ofício, se faz tecelão e constrói a sua narrativa por meio da elucidação de tramas, construindo versões sobre as experiências humanas.

Esta dimensão do ofício do historiador está contemplada no poético título deste livro, Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo. Trata-se de mais uma importante coletânea organizada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, um dos principais centros de referência na produção do conhecimento na área de História da Educação no país, notabilizado pela excelente avaliação quadrienal da Capes com o conceito cinco (5).

Em Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo o humano foi captado e interpretado a partir de diferentes ângulos, espaços e temporalidades. Historiadores e historiadoras perscrutaram distintos acervos em busca de variadas tipologias documentais no intuito vencer a penumbra do esquecimento e de construir narrativas instigantes atinentes às práticas educacionais em diversos contextos.

O leitor deve ter percebido que Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo reverbera diferentes dimensões da pesquisa educacional, contemplando investigações da História da Educação e da Historiografia educacional.

Cumpre com os desígnios de Clio de investigar o passado; bem como, também, explicita o olhar sobre experiências educacionais e das políticas públicas do tempo presente, possibilitando a constituição de um horizonte de expectativa.

Ao investigar sobre as práticas educacionais, os pesquisadores cumprem com o seu dever de combater as desigualdades sociais de lutar por uma sociedade justa, na qual seja possível subverter o destino de injustiça social traçado pelas perversas moiras na roda da fortuna. Ao reconhecer o valor da educação, o historiador assume o controle do fio da vida.

https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/anistia/anexos/nao-calo-grito-visualizacao.pdf

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo

Em Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo o humano foi captado e interpretado a partir de diferentes ângulos, espaços e temporalidades.

Com o olhar voltado para o porvir ou para outrem, o tecelão que decide operar sobre as ações humanas ao longo do tempo deve reconhecer que irá vasculhar um emaranhado de fios que necessitam ser realocados, alinhavados, tecidos sob a égide de uma trama para se constituir como enredo histórico.

Como explicita Paul Veyne, “os fatos não existem isoladamente, no sentido de que o tecido da história é o que chamaremos de trama”. Desse modo, o historiador, no cumprimento de seu ofício, se faz tecelão e constrói a sua narrativa por meio da elucidação de tramas, construindo versões sobre as experiências humanas.

Esta dimensão do ofício do historiador está contemplada no poético título deste livro, Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo. Trata-se de mais uma importante coletânea organizada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, um dos principais centros de referência na produção do conhecimento na área de História da Educação no país, notabilizado pela excelente avaliação quadrienal da Capes com o conceito cinco (5).

Em Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo o humano foi captado e interpretado a partir de diferentes ângulos, espaços e temporalidades. Historiadores e historiadoras perscrutaram distintos acervos em busca de variadas tipologias documentais no intuito vencer a penumbra do esquecimento e de construir narrativas instigantes atinentes às práticas educacionais em diversos contextos.

O leitor deve ter percebido que Práticas Educativas Na Tessitura Do Tempo reverbera diferentes dimensões da pesquisa educacional, contemplando investigações da História da Educação e da Historiografia educacional.

Cumpre com os desígnios de Clio de investigar o passado; bem como, também, explicita o olhar sobre experiências educacionais e das políticas públicas do tempo presente, possibilitando a constituição de um horizonte de expectativa.

Ao investigar sobre as práticas educacionais, os pesquisadores cumprem com o seu dever de combater as desigualdades sociais de lutar por uma sociedade justa, na qual seja possível subverter o destino de injustiça social traçado pelas perversas moiras na roda da fortuna. Ao reconhecer o valor da educação, o historiador assume o controle do fio da vida.

https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/anistia/anexos/nao-calo-grito-visualizacao.pdf

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog