Sujeitos E Práticas Educativas

Sujeitos E Práticas Educativas: Experiências, Saberes E Perspectivas educacionais nasceu do anseio de registrar as produções científicas.

Intrigadas e movidas, desde que nos entendemos como pesquisadoras, com o fazer dos sujeitos da educação e suas ações educativas, percebemos a importância das discussões realizadas durante as reuniões de grupos de pesquisas, especialmente no que concerne aos que estão adentrando nos meandros do universo acadêmico.

Assim sendo, a ideia da necessidade de pensar os Sujeitos E Práticas Educativas: Experiências, Saberes E Perspectivas educacionais nasceu do anseio de registrar as produções científicas, na intenção de divulgar as pesquisas realizadas no âmbito da Pós- Graduação, sobre o tema proposto, dos Grupos de Pesquisa de diferentes Instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo.

Sabe-se que os grupos de pesquisa comportam sujeitos das mais variadas origens e cada um possui sua especificidade, seu olhar, sua percepção dos sujeitos da educação e o papel que eles exercem no fazer intelectual.

Portanto, não seria concebível, nesta proposta, selecionar apenas autores, pesquisadores, que se debruçassem sobre somente um aspecto em que os sujeitos da educação estão envolvidos, pois isso significaria, no nosso ponto de vista, tolher os pesquisadores naquilo que eles têm de melhor enquanto objeto de pesquisa: os sujeitos.

São eles que dão vida e sentido à pesquisa desde momento em que, mesmo de maneira não intencional, envolvem-se com a educação seja articulando e sistematizando teoria, colocando ela em prática, analisando os sujeitos com base na teoria, identificando os processos formais e não-formais da educação, agindo e reagindo, transformando o pensamento em ação.

É a partir dessa noção de sujeito da educação que se buscou, através dos textos aqui reunidos, compreender a atuação dos sujeitos da educação e suas práticas na produção de conhecimento e inovação através das suas experiências frente às ações sociais, políticas, econômicas no que diz respeito aos processos (não) formais de educação decorrentes da relação entre eles, sociedade e o Estado.

https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/anistia/anexos/nao-calo-grito-visualizacao.pdf

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Assim sendo, a ideia da necessidade de pensar os Sujeitos E Práticas Educativas: Experiências, Saberes E Perspectivas educacionais nasceu do anseio de registrar as produções científicas, na intenção de divulgar as pesquisas realizadas no âmbito da Pós- Graduação, sobre o tema proposto, dos Grupos de Pesquisa de diferentes Instituições de Ensino Superior no Brasil e no mundo.

Sabe-se que os grupos de pesquisa comportam sujeitos das mais variadas origens e cada um possui sua especificidade, seu olhar, sua percepção dos sujeitos da educação e o papel que eles exercem no fazer intelectual.

Portanto, não seria concebível, nesta proposta, selecionar apenas autores, pesquisadores, que se debruçassem sobre somente um aspecto em que os sujeitos da educação estão envolvidos, pois isso significaria, no nosso ponto de vista, tolher os pesquisadores naquilo que eles têm de melhor enquanto objeto de pesquisa: os sujeitos.

São eles que dão vida e sentido à pesquisa desde momento em que, mesmo de maneira não intencional, envolvem-se com a educação seja articulando e sistematizando teoria, colocando ela em prática, analisando os sujeitos com base na teoria, identificando os processos formais e não-formais da educação, agindo e reagindo, transformando o pensamento em ação.

É a partir dessa noção de sujeito da educação que se buscou, através dos textos aqui reunidos, compreender a atuação dos sujeitos da educação e suas práticas na produção de conhecimento e inovação através das suas experiências frente às ações sociais, políticas, econômicas no que diz respeito aos processos (não) formais de educação decorrentes da relação entre eles, sociedade e o Estado.

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