Campo De Estudos Sobre Gestão Democrática Escolar No Brasil

A presente obra toma como referência a articulação complementar de três dimensões para compreender o campo de estudos sobre gestão democrática escolar

A presente obra toma como referência a articulação complementar de três dimensões para compreender o campo de estudos sobre gestão democrática escolar, sendo elas identificadas, em primeiro lugar, pela análise empírica comparada sobre os estudos de gestão democrática por meio da identificação de suas características na comunidade científica brasileira (dimensão fenomenológica), passando sequencialmente pelo mapeamento bibliométrico dos principais eixos temáticos que compõem a construção dos recortes teóricos sobre gestão democrática (dimensão epistemológica), até se chegar à identificação de conceitos essenciais ou nucleares que convergem as distintas discussões sobre gestão democrática (dimensão ontológica).

Em primeiro lugar, a dimensão fenomenológica da pesquisa é caracterizada pelo estudo empírico em gestão democrática escolar, correspondendo à identificação do perfil de pesquisas sobre a realidade concreta e à análise do modo específico e diferenciado de como os grupos de pesquisa existentes no país combinam as premissas básicas do núcleo ontológico junto às premissas auxiliares dos fundamentos teóricos para estruturarem suas pesquisas empíricas.

Em segundo lugar, a dimensão epistemológica da pesquisa sobre gestão democrática escolar está relacionada ao estudo da construção dos marcos de teorização sobre o tema, a qual é identificada a partir do mapeamento geral dos principais eixos temáticos de estudo existentes e que são auto-referenciados pela comunidade científica especializada da área, sendo estes eixos considerados premissas auxiliares ao núcleo ontológico.

Em terceiro lugar, a dimensão ontológica da pesquisa é identificada pelos componentes essenciais que são compartilhados pelos pesquisadores de diferentes matrizes ideológicas que compõem o campo científico de estudos em Gestão Democrática Escolar, fundamentando-se na abstração mínima de premissas básicas, os quais são caracterizados na área pelos conceitos nucleares de gestão escolar e democracia.

A análise de cada uma destas dimensões permitirá compreender o campo científico de Gestão Democrática Escolar no país, ao caracterizar, tanto, o perfil comparado das pesquisas e o conjunto de relações de autoridade e competência científica institucionalizada por pesquisadores destacados e por grupos de pesquisa reconhecidos na comunidade científica nacional da área (fenomenologia), quanto, o objeto de estudo, por meio da identificação dos principais eixos temático-teóricos (epistemologia) e da apreensão de conceitos nucleares da área (ontologia).

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Em primeiro lugar, a dimensão fenomenológica da pesquisa é caracterizada pelo estudo empírico em gestão democrática escolar, correspondendo à identificação do perfil de pesquisas sobre a realidade concreta e à análise do modo específico e diferenciado de como os grupos de pesquisa existentes no país combinam as premissas básicas do núcleo ontológico junto às premissas auxiliares dos fundamentos teóricos para estruturarem suas pesquisas empíricas.

Em segundo lugar, a dimensão epistemológica da pesquisa sobre gestão democrática escolar está relacionada ao estudo da construção dos marcos de teorização sobre o tema, a qual é identificada a partir do mapeamento geral dos principais eixos temáticos de estudo existentes e que são auto-referenciados pela comunidade científica especializada da área, sendo estes eixos considerados premissas auxiliares ao núcleo ontológico.

Em terceiro lugar, a dimensão ontológica da pesquisa é identificada pelos componentes essenciais que são compartilhados pelos pesquisadores de diferentes matrizes ideológicas que compõem o campo científico de estudos em Gestão Democrática Escolar, fundamentando-se na abstração mínima de premissas básicas, os quais são caracterizados na área pelos conceitos nucleares de gestão escolar e democracia.

A análise de cada uma destas dimensões permitirá compreender o campo científico de Gestão Democrática Escolar no país, ao caracterizar, tanto, o perfil comparado das pesquisas e o conjunto de relações de autoridade e competência científica institucionalizada por pesquisadores destacados e por grupos de pesquisa reconhecidos na comunidade científica nacional da área (fenomenologia), quanto, o objeto de estudo, por meio da identificação dos principais eixos temático-teóricos (epistemologia) e da apreensão de conceitos nucleares da área (ontologia).

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