O guia foi produzido a partir de uma dissertação de Mestrado que envolveu o planejamento e a aplicação de ações pedagógicas à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para discentes matriculados numa disciplina de Bioquímica, presente na matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior.
Nesse sentido, a partir da elaboração de ações pedagógicas envolvendo a Metodologia Ativa ABP, justificamos a produção desse guia a fim de dispor de subsídios que possam corroborar com o processo de aprendizagem.
A partir da nossa prática, percebemos a necessidade de construir dois Guias Didáticos sobre a ABP, onde um é voltado para professores que desejam implementar a metodologia em sua sala de aula e o presente guia que é destinado aos alunos onde seu professor ou professores estejam utilizando a ABP, a fim de possibilitar a compreensão acerca dessa metodologia.
Este Guia Didático sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é destinado a estudantes das diversas modalidades de ensino, onde o (a) professor (a) esteja utilizando a metodologia ativa em tela.
A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia ativa. Isso quer dizer que o processo de ensino e aprendizagem é ressignificado. Nas metodologias ativas o estudante é mais ativo, pois passa a ser protagonista na construção do próprio aprendizado. Você pode se perguntar como isso acontece, correto?
Acontece que o estudante não apenas vai à aula para ficar só sentado, calado e ouvindo o professor passivamente. Também tem voz e escolha! Na ABP o aprende a trabalhar em grupo, pois há o princípio da cooperação, onde as construções coletivas são realizadas com o seu grupo de trabalho (GT).
Baixe aqui o Guia De Professor Para Professor