Educação Democrática, Trabalho E Organização Produtiva No Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Este livro trata de educação democrática, trabalho e organização produtiva no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Este livro trata de educação democrática, trabalho e organização produtiva no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em minhas pesquisas sobre estes temas em vários países e continentes, não encontrei experiências mais avançadas destas construídas por um dos movimentos camponeses mais importantes do mundo: o MST.

Neste contexto, afirmo que este livro apresenta um dos temas fundamentais para o desenvolvimento territorial do campo brasileiro. Mas, é preciso esclarecer de qual campo estamos nos referindo.

É comum ouvirmos falar de cidades, mas não estamos acostumados a ouvir falar de campos. Mesmo quando escutamos falar de campos, podem estar se referindo ao bioma Campos.

Estou me referindo a diferentes campos como diferentes territórios construídos por distintas relações socioespaciais. Estou me referindo ao campo construído pelo agronegócio e ao campo construído pelo campesinato.

Esta classe social está se revitalizando com as lutas por terra/território, ou inaugurando uma nova forma de representar essas duas palavras: terr(a)itório. Terra compreendida como uma fração do território exige políticas de desenvolvimento, como educação e produção.

Para os iniciantes sobre os temas deste livro, vale destacar que não se trata apenas de uma pesquisa, mas também de um ensaio teórico–metodológico sobre a pesquisa. E este processo é realizado a partir de vários exemplos concretos das escolas do MST.

Estamos muito acostumados a ver escolas geridas por governos e empresas, mas o que são as escolas geridas por movimentos socioterritoriais? Aqui você tem oportunidade de saber através de uma pesquisa qualificada.

Vai compreender como uma classe social cria um projeto completo de educação, teoria e política, escola e professores, conhecimento e transformação.

Outro tema pertinente à educação democrática e à educação do campo é o trabalho. O que significa compreender o trabalho a partir de pessoas que, através do trabalho, produzem seus territórios, suas próprias existências?

Compreender essa razão é essencial para a construção da educação democrática, pois a diversidade cultural do campesinato, seus costumes e relações com distintos biomas possibilitam distintos conhecimentos que necessitam ser recriados nas escolas e no mundo do trabalho.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Educação Democrática, Trabalho E Organização Produtiva No Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Este livro trata de educação democrática, trabalho e organização produtiva no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Este livro trata de educação democrática, trabalho e organização produtiva no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em minhas pesquisas sobre estes temas em vários países e continentes, não encontrei experiências mais avançadas destas construídas por um dos movimentos camponeses mais importantes do mundo: o MST.

Neste contexto, afirmo que este livro apresenta um dos temas fundamentais para o desenvolvimento territorial do campo brasileiro. Mas, é preciso esclarecer de qual campo estamos nos referindo.

É comum ouvirmos falar de cidades, mas não estamos acostumados a ouvir falar de campos. Mesmo quando escutamos falar de campos, podem estar se referindo ao bioma Campos.

Estou me referindo a diferentes campos como diferentes territórios construídos por distintas relações socioespaciais. Estou me referindo ao campo construído pelo agronegócio e ao campo construído pelo campesinato.

Esta classe social está se revitalizando com as lutas por terra/território, ou inaugurando uma nova forma de representar essas duas palavras: terr(a)itório. Terra compreendida como uma fração do território exige políticas de desenvolvimento, como educação e produção.

Para os iniciantes sobre os temas deste livro, vale destacar que não se trata apenas de uma pesquisa, mas também de um ensaio teórico–metodológico sobre a pesquisa. E este processo é realizado a partir de vários exemplos concretos das escolas do MST.

Estamos muito acostumados a ver escolas geridas por governos e empresas, mas o que são as escolas geridas por movimentos socioterritoriais? Aqui você tem oportunidade de saber através de uma pesquisa qualificada.

Vai compreender como uma classe social cria um projeto completo de educação, teoria e política, escola e professores, conhecimento e transformação.

Outro tema pertinente à educação democrática e à educação do campo é o trabalho. O que significa compreender o trabalho a partir de pessoas que, através do trabalho, produzem seus territórios, suas próprias existências?

Compreender essa razão é essencial para a construção da educação democrática, pois a diversidade cultural do campesinato, seus costumes e relações com distintos biomas possibilitam distintos conhecimentos que necessitam ser recriados nas escolas e no mundo do trabalho.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog