Ensino De – Qual? – Filosofia

Ensino De – Qual? – Filosofia: Ensaios A Contrapelo: Os capítulos que compõem esse livro refletem sobre QUAL filosofia ensinar e aprender.

Os capítulos que compõem esse livro refletem sobre QUAL filosofia ensinar e aprender. As autoras e os autores procuram na tradição do pensamento filosófico problematizações e ressonâncias das questões, ora atuais, ora tradicionais, da filosofia que pensa o seu ensino e sua aprendizagem, para nos ajudar a levantar nossas próprias questões como professores e professoras dessa disciplina.

Tendo em vista que nem todos os filósofos da tradição pensaram explicitamente o ensino da filosofia, essa obra traz um tom não só ensaístico, mas também provocador – fazendo os filósofos da tradição pensarem aquilo que ainda não haviam pensado, a fim de (n)os forçar a filosofar no ensino e na aprendizagem da filosofia.

Convido as leitoras e os leitores a, cuidadosamente, (re)visitar com os autores e autoras não só os lugares, mas, especialmente, os caminhos por eles percorridos nesse exercício de resistir aos revezes históricos, legais e políticos, com e pela filosofia.

Ensino De – Qual? – Filosofia reúne ensaios de diversos/as professores/as-pesquisadores/as, os/as quais tomam filósofos de seu interesse para debater as relações entre Filosofia e Ensino. Nesse sentido, a obra constitui-se de uma série de exercícios filosóficos que, por sua própria natureza e objeto de investigação, exemplifica e procura dar densidade filosófica para as reflexões na área supramencionada.

Os capítulos que compõem Ensino De – Qual? – Filosofia constituem uma rica amostra de como as discussões sobre ensinar Filosofia permeiam obras clássicas usualmente identificadas com outros temas e problemas filosóficos.

Ademais, a indissociabilidade entre a filosofia e seu ensino está também presente nas propostas e nos percursos filosóficos criados por cada autora e cada autor deste livro coletivo, os quais evidenciam e põem em jogo, em alguma medida, a relação que cada professor/a-pesquisador/a tem com o filosofar e o ensinar a filosofar. Em última instância, a obra constitui-se de possíveis construções do problema filosófico “ensinar filosofia”.

Dada a riqueza da literatura filosófica, procurou-se minimamente varrer os vários períodos da História da Filosofia. A prioridade na estruturação da obra, contudo, foi outra, a saber, a participação de pesquisadoras e pesquisadores com histórico de trabalho e inserção na área de Ensino de Filosofia – garantindo que as questões debatidas em cada capítulo fossem problemas efetivamente caros às escritoras e escritores, dialogando com as respectivas trajetórias profissionais.

Justifica-se, pois, o caráter coletivo do livro: ao propor debater a intrínseca relação entre as diferentes concepções de filosofia e suas inúmeras possibilidades de ensino, a partir de percursos próprios e singulares, o texto não poderia ter uma única autoria. As diversas perspectivas filosóficas abordadas requerem, necessariamente, autoria plural.

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Tendo em vista que nem todos os filósofos da tradição pensaram explicitamente o ensino da filosofia, essa obra traz um tom não só ensaístico, mas também provocador – fazendo os filósofos da tradição pensarem aquilo que ainda não haviam pensado, a fim de (n)os forçar a filosofar no ensino e na aprendizagem da filosofia.

Convido as leitoras e os leitores a, cuidadosamente, (re)visitar com os autores e autoras não só os lugares, mas, especialmente, os caminhos por eles percorridos nesse exercício de resistir aos revezes históricos, legais e políticos, com e pela filosofia.

Ensino De – Qual? – Filosofia reúne ensaios de diversos/as professores/as-pesquisadores/as, os/as quais tomam filósofos de seu interesse para debater as relações entre Filosofia e Ensino. Nesse sentido, a obra constitui-se de uma série de exercícios filosóficos que, por sua própria natureza e objeto de investigação, exemplifica e procura dar densidade filosófica para as reflexões na área supramencionada.

Os capítulos que compõem Ensino De – Qual? – Filosofia constituem uma rica amostra de como as discussões sobre ensinar Filosofia permeiam obras clássicas usualmente identificadas com outros temas e problemas filosóficos.

Ademais, a indissociabilidade entre a filosofia e seu ensino está também presente nas propostas e nos percursos filosóficos criados por cada autora e cada autor deste livro coletivo, os quais evidenciam e põem em jogo, em alguma medida, a relação que cada professor/a-pesquisador/a tem com o filosofar e o ensinar a filosofar. Em última instância, a obra constitui-se de possíveis construções do problema filosófico “ensinar filosofia”.

Dada a riqueza da literatura filosófica, procurou-se minimamente varrer os vários períodos da História da Filosofia. A prioridade na estruturação da obra, contudo, foi outra, a saber, a participação de pesquisadoras e pesquisadores com histórico de trabalho e inserção na área de Ensino de Filosofia – garantindo que as questões debatidas em cada capítulo fossem problemas efetivamente caros às escritoras e escritores, dialogando com as respectivas trajetórias profissionais.

Justifica-se, pois, o caráter coletivo do livro: ao propor debater a intrínseca relação entre as diferentes concepções de filosofia e suas inúmeras possibilidades de ensino, a partir de percursos próprios e singulares, o texto não poderia ter uma única autoria. As diversas perspectivas filosóficas abordadas requerem, necessariamente, autoria plural.

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