Cultura Digital E Escola: Pesquisa E Formação De Professores

Num momento em que os usos das tecnologias estão redefinindo as formas de produção e socialização do conhecimento e as relações das pessoas entre si e com um meio ambiente cultural fortemente caracterizado pela presença dos meios digitais

, os desafios da educação e da formação inicial e continuada de professores são imensos. Muitas pesquisas estão sendo feitas a respeito da relação entre prática educativa formal e contextos informais, revelando interessantes aspectos dessa realidade e o enorme valor da pluralidade.
Longe de imaginar que a escola ou o ensino formal pode seguir fazendo o que fez por séculos sem maiores problemas, apenas revisando seus currículos e modificando seus dispositivos tecnológicos, o que parece estar em jogo é a própria ideia do papel da escola hoje e seus entrelaçamentos com outros campos e territórios. Nessas tessituras, os deslocamentos e as tensões, que interrogam o sistema educativo e todos nós, revelam que a construção de redes de conhecimento e as interações entre as pessoas podem fazer a diferença.
Nesse sentido, a ideia deste livro nasceu com o propósito de ser um instrumento de diálogo sobre o tema da cultura digital e das tecnologias a partir da relação entre mídia-educação, pesquisa e formação de professores, fundamental para pensarmos o ensino de crianças e jovens hoje. Ao discutir modelos de formação de professores propostos em diversos contextos socioculturais, o presente trabalho reúne artigos de diferentes pesquisadores do Brasil e da Itália que há muitos anos investigam possibilidades de formação, ensino e pesquisa que ultrapassem as fronteiras dos campos de cruzamento entre cultura e comunicação.
A coesão do material apresentado se deve à pesquisa desenvolvida em parceria nos contextos brasileiro e italiano, ou, mais especificamente, em Florianópolis e Milão, fruto de convênio realizado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão (UCSC). Como coordenamos os grupos de pesquisa “Núcleo Infância, Comunicação e Arte” (Nica/UFSC/CNPq) e o Centro di Ricerca sull’Educazione ai Media all’Informazione e alla Tecnologia (Cremit/UCSC), estabelecemos profícuas relações com outros pesquisadores de grande expressão em suas áreas nos diferentes países, e assim desenvolvemos diversas atividades em conjunto. Este livro é uma delas.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Cultura Digital E Escola: Pesquisa E Formação De Professores

Num momento em que os usos das tecnologias estão redefinindo as formas de produção e socialização do conhecimento e as relações das pessoas entre si e com um meio ambiente cultural fortemente caracterizado pela presença dos meios digitais, os desafios da educação e da formação inicial e continuada de professores são imensos. Muitas pesquisas estão sendo feitas a respeito da relação entre prática educativa formal e contextos informais, revelando interessantes aspectos dessa realidade e o enorme valor da pluralidade.
Longe de imaginar que a escola ou o ensino formal pode seguir fazendo o que fez por séculos sem maiores problemas, apenas revisando seus currículos e modificando seus dispositivos tecnológicos, o que parece estar em jogo é a própria ideia do papel da escola hoje e seus entrelaçamentos com outros campos e territórios. Nessas tessituras, os deslocamentos e as tensões, que interrogam o sistema educativo e todos nós, revelam que a construção de redes de conhecimento e as interações entre as pessoas podem fazer a diferença.
Nesse sentido, a ideia deste livro nasceu com o propósito de ser um instrumento de diálogo sobre o tema da cultura digital e das tecnologias a partir da relação entre mídia-educação, pesquisa e formação de professores, fundamental para pensarmos o ensino de crianças e jovens hoje. Ao discutir modelos de formação de professores propostos em diversos contextos socioculturais, o presente trabalho reúne artigos de diferentes pesquisadores do Brasil e da Itália que há muitos anos investigam possibilidades de formação, ensino e pesquisa que ultrapassem as fronteiras dos campos de cruzamento entre cultura e comunicação.
A coesão do material apresentado se deve à pesquisa desenvolvida em parceria nos contextos brasileiro e italiano, ou, mais especificamente, em Florianópolis e Milão, fruto de convênio realizado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão (UCSC). Como coordenamos os grupos de pesquisa “Núcleo Infância, Comunicação e Arte” (Nica/UFSC/CNPq) e o Centro di Ricerca sull’Educazione ai Media all’Informazione e alla Tecnologia (Cremit/UCSC), estabelecemos profícuas relações com outros pesquisadores de grande expressão em suas áreas nos diferentes países, e assim desenvolvemos diversas atividades em conjunto. Este livro é uma delas.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog