Pesquisa Em Educação: Métodos E Modos De Fazer

A origem deste livro fundamenta-se na ideia de Pierre Bourdieu que consta da epígrafe. É claro, muito mais modesto, tendo em vista a envergadura da inspiração. Seu objetivo é tornar públicas reflexões, ensaios e relatos acadêmicos

sobre os intrincados processos desenvolvidos para a consolidação de linhas de trabalho e formação de novos pesquisadores. Para isso, reunimos autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/Unesp, convidamos a Professora Maria do Rosário Mortatti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências de Marília/Unesp e aproveitamos a oportunidade criada pelo Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp, dadas as possibilidades que oferece para que essas contribuições cheguem aos leitores visados: aqueles que estão iniciando atividades de pesquisa.
Descrever metodologia de pesquisa, elencar procedimentos e justificar sua utilização constitui elementos necessários para pleitear ingresso em programas de pós-graduação por meio dos quais se avalia se o candidato expressa preocupações com os modos mais pertinentes para desenvolver suas intenções; as agências de fomento valem-se dos mesmos critérios para avaliar a viabilidade de o trabalho chegar aos resultados pretendidos; as editoras fornecem grande variedade de obras dedicadas ao tema indicando tratar-se de uma demanda dos leitores; as instituições formadoras oferecem cursos e disciplinas dedicados a essas discussões. São, portanto, diferentes manifestações da importância e da dificuldade do tema aqui abordado.
Juntando esforços coletivos, pretendemos afirmar a importância dessa discussão e o entendimento de que a pesquisa se desenvolve por um conjunto de regras ou passos validados pela comunidade científica que é objeto de transmissão formalizada; procuramos também evidenciar a variedade de procedimentos pertinentes estabelecidos mediante diferentes perspectivas de análise e de objetos postos para a investigação; esperamos, ainda, exemplificar que a metodologia comporta apropriações pessoais de seus usuários que, tomando-a para si, transformam um conjunto de regras prescritas em um instrumental analítico para a construção de interpretações originais. Daí decorre a escolha dos autores e os respectivos relatos dos modos de uso crivados pela experiência acadêmica e pela intencionalidade que a ela dedicaram.

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A origem deste livro fundamenta-se na ideia de Pierre Bourdieu que consta da epígrafe. É claro, muito mais modesto, tendo em vista a envergadura da inspiração. Seu objetivo é tornar públicas reflexões, ensaios e relatos acadêmicos sobre os intrincados processos desenvolvidos para a consolidação de linhas de trabalho e formação de novos pesquisadores. Para isso, reunimos autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/Unesp, convidamos a Professora Maria do Rosário Mortatti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências de Marília/Unesp e aproveitamos a oportunidade criada pelo Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp, dadas as possibilidades que oferece para que essas contribuições cheguem aos leitores visados: aqueles que estão iniciando atividades de pesquisa.
Descrever metodologia de pesquisa, elencar procedimentos e justificar sua utilização constitui elementos necessários para pleitear ingresso em programas de pós-graduação por meio dos quais se avalia se o candidato expressa preocupações com os modos mais pertinentes para desenvolver suas intenções; as agências de fomento valem-se dos mesmos critérios para avaliar a viabilidade de o trabalho chegar aos resultados pretendidos; as editoras fornecem grande variedade de obras dedicadas ao tema indicando tratar-se de uma demanda dos leitores; as instituições formadoras oferecem cursos e disciplinas dedicados a essas discussões. São, portanto, diferentes manifestações da importância e da dificuldade do tema aqui abordado.
Juntando esforços coletivos, pretendemos afirmar a importância dessa discussão e o entendimento de que a pesquisa se desenvolve por um conjunto de regras ou passos validados pela comunidade científica que é objeto de transmissão formalizada; procuramos também evidenciar a variedade de procedimentos pertinentes estabelecidos mediante diferentes perspectivas de análise e de objetos postos para a investigação; esperamos, ainda, exemplificar que a metodologia comporta apropriações pessoais de seus usuários que, tomando-a para si, transformam um conjunto de regras prescritas em um instrumental analítico para a construção de interpretações originais. Daí decorre a escolha dos autores e os respectivos relatos dos modos de uso crivados pela experiência acadêmica e pela intencionalidade que a ela dedicaram.

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