A colaboração entre Maria Rita, Rafaela e Tianisa, duas Biólogas e uma Gestora Ambiental, com formações amplas, aprofundadas e complementares nos premiou com uma obra de suma importância para iniciantes na Botânica, seja para estudantes de Agronomia, Biologia, Veterinária, Zootecnia, Ciências ambientais, ou, para estudantes de Pós-graduações das diferentes áreas das Ciências biológicas, Biodiversidade e Ciências Agronômicas como para profissionais de diversas áreas das Ciências Naturais.
O Resultado desta colaboração foi um livro completo que traz a estrutura do corpo vegetal desde a germinação da semente nas plantas fanerogâmicas, quando a semente germina e a radícula se distende por divisões e ocorre o alongamento celular originando a raiz primária, e o caulículo se desenvolve formando o caule até chegar aos tipos de germinação de sementes passando pelas diferentes partes da planta.
Capítulo a Capítulo observamos o cuidado das autoras com o texto, com as ilustrações, com as belíssimas fotografias e, com a apresentação de um glossário tão útil e importante ao entendimento desta ciência maravilhosa.
O capítulo inicial apresenta conceitos importantes de tipos de crescimento em função de estímulos externos, passa para as funções e suas partes e, entra nas classificações das raízes em função de vários aspectos, adaptações e modificações das raízes, as funções, formas, classificações, localizações do caule em diferentes ambientes e as nos encontramos com as curiosidades dos caules.
No capítulo seguinte somos apresentados ao mundo das folhas, suas partes constituintes, tipos de folhas, na filotaxia e nas suas adaptações e classificações, seguimos então para a organografia das flores, o capítulo mais colorido, o “mundo” belíssimo e fascinante das flores. Neste capítulo encontramos a importância deste órgão e aprendemos sobre as partes que as compõem uma flor completa, pedúnculo, receptáculo, cálice, corola e as classificações das flores em função da presença, forma, número, soldadura e simetrias das peças florai e classificação quanto ao sexo, aprendemos sobre gineceu e androceu e finalizamos o capítulo com o conhecimento das inflorescências.
O “saboroso” capítulo de frutos vem para nos “enlaçar” na organografia. É um capítulo de “dar água na boca”! Sim! Somos apresentadas as características do fruto, as origens dos frutos, partes de frutos, classificações dos frutos e finalizamos nosso produtivo e necessário conhecimento sobre a organografia de plantas com o detalhado e, maravilhoso estudo das sementes. Logo no início do capítulo, as autoras nos informam que esta estrutura está “envolvida na disseminação, proteção e reprodução de vegetais terrestres pertencentes ao grupo das Espermatófitas (plantas com sementes): as Gimnospermas e Angiospermas”, seguimos aprendendo sobre as partes constituintes, classificações e entramos nos tipos de disseminação das sementes.
Uma viagem linda, uma obra maravilhosa para todos que amam a ciência Botânica. Este livro vai fazer a diferença para quem gosta ou precisa estudar a organografia de plantas.