Aprendizagem Baseada Em Projetos (ABP)

Este guia é destinado a professores que atuem nas diversas modalidades de ensino que tenham interesse em conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos.

Este guia didático-pedagógico é destinado a professores que atuem nas diversas modalidades de ensino (Educação Básica, Educação Técnica e Tecnológica e Ensino Superior) que tenham interesse em conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos.

Ele é resultado da dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a orientação da Professora Drª. Janaína de Albuquerque Couto e coorientação da Professora Drª. Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, ambas da UFRPE. Cuja dissertação teve como objetivo investigar contribuições e limitações de uma ação pedagógica à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos para a construção de conceitos sobre Integração Metabólica numa disciplina de Bioquímica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior.

Com vistas a produzir um material que possa ser disponibilizado para os professores e forma de devolver a pesquisa, foi produzido esse guia envolvendo as principais indagações sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos.

Esse material intitulado – Aprendizagem Baseada Em Projetos (ABP): Um Guia De Professor Para Professor – está organizado de forma a apresentar ao leitor reflexões sobre a implantação da ABP e seus aspectos metodológicos, curiosidades, exemplos de propostas pedagógicas exitosas à luz da ABP e as dúvidas frequentes, dialogando com os principais teóricos da ABP e das Metodologias Ativas e apresentando, ao final, as respectivas referências.

A partir da elaboração de ações pedagógicas envolvendo a Metodologia Ativa ABP, justificamos a produção desse guia a fim de dispor de subsídios que possam corroborar para com o processo de ensino e aprendizagem, propondo reflexões e possibilidades pautadas em nossas vivências e experiências com a metodologia em tela. Justifica-se também pela necessidade constante do aprimoramento docente, da busca de alternativas viáveis, para cada vez mais alcançar bons resultados em sala de aula.

Na busca de promover uma aprendizagem contextualizada e que supere a reprodução do conhecimento, propomos o desenvolvimento desse guia, com o objetivo de apresentar sugestões e não receitas prontas e acabadas, podendo vir a auxiliar os professores das mais diversas áreas e modalidades de ensino a aplicarem em sua sala de aula a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, a qual pode consistir numa estratégia eficiente para a construção de conceitos. Podendo, é claro, sofrer alterações e ser utilizada como norteador para a prática docente, sendo totalmente adaptável à realidade de cada professor.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Aprendizagem Baseada Em Projetos (ABP)

Este guia é destinado a professores que atuem nas diversas modalidades de ensino que tenham interesse em conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos.

Este guia didático-pedagógico é destinado a professores que atuem nas diversas modalidades de ensino (Educação Básica, Educação Técnica e Tecnológica e Ensino Superior) que tenham interesse em conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos.

Ele é resultado da dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a orientação da Professora Drª. Janaína de Albuquerque Couto e coorientação da Professora Drª. Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, ambas da UFRPE. Cuja dissertação teve como objetivo investigar contribuições e limitações de uma ação pedagógica à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos para a construção de conceitos sobre Integração Metabólica numa disciplina de Bioquímica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior.

Com vistas a produzir um material que possa ser disponibilizado para os professores e forma de devolver a pesquisa, foi produzido esse guia envolvendo as principais indagações sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos.

Esse material intitulado – Aprendizagem Baseada Em Projetos (ABP): Um Guia De Professor Para Professor – está organizado de forma a apresentar ao leitor reflexões sobre a implantação da ABP e seus aspectos metodológicos, curiosidades, exemplos de propostas pedagógicas exitosas à luz da ABP e as dúvidas frequentes, dialogando com os principais teóricos da ABP e das Metodologias Ativas e apresentando, ao final, as respectivas referências.

A partir da elaboração de ações pedagógicas envolvendo a Metodologia Ativa ABP, justificamos a produção desse guia a fim de dispor de subsídios que possam corroborar para com o processo de ensino e aprendizagem, propondo reflexões e possibilidades pautadas em nossas vivências e experiências com a metodologia em tela. Justifica-se também pela necessidade constante do aprimoramento docente, da busca de alternativas viáveis, para cada vez mais alcançar bons resultados em sala de aula.

Na busca de promover uma aprendizagem contextualizada e que supere a reprodução do conhecimento, propomos o desenvolvimento desse guia, com o objetivo de apresentar sugestões e não receitas prontas e acabadas, podendo vir a auxiliar os professores das mais diversas áreas e modalidades de ensino a aplicarem em sua sala de aula a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, a qual pode consistir numa estratégia eficiente para a construção de conceitos. Podendo, é claro, sofrer alterações e ser utilizada como norteador para a prática docente, sendo totalmente adaptável à realidade de cada professor.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog