A Ecologia De Freud

A Ecologia De Freud busca trazer a psicanálise para um público que não a lê, biólogos e ecólogos, em especial, e a ecologia humana para a psicanálise.

A Ecologia De Freud busca trazer a psicanálise para um público que não a lê, biólogos e ecólogos, em especial, e a ecologia humana para a psicanálise, que, igualmente, não a conhece. Essas separações repetem o equívoco que mantém as fragmentadas percepções sobre a espécie humana. Cada época e lugar inventou, escreveu e esculpiu uma imagem do pai da psicanálise. Aqui, eu escrevo sobre o “Freud Verde”.

Os escritos de Freud, reunidos hoje em mais de 23 volumes, incluindo-se livros, artigos e cartas, produzidos ao longo de 40 anos de trabalho, são testemunhos desse esforço de pensar o ser humano fazendo uso de diversos campos do conhecimento, como propõe o modelo científico da ecologia humana. Parte substancial desse acervo encontra-se no Freud Museu de Londres e na Biblioteca do Congresso de Washington.

Seu sistema de pensamento sobre a espécie humana e suas relações com o mundo, com a humanidade, com as sociedades, culturas e civilizações, sua concepção de homem, aproxima-se do paradigma estrutural da ecologia humana, antes, complexo e sistêmico, anti-disciplinar, adisciplinar, transdisciplinar, que vai na direção do que propõe Marcuse: A fronteira tradicional entre psicologia, de um lado, a política e a filosofia social, do outro, tornou-se obsoleta em virtude da condição do homem na era presente: os processos psíquicos anteriormente autônomos e identificáveis estão sendo absorvidos pela função do indivíduo no Estado – pela sua extensão pública. Portanto, os problemas psicológicos tornaram-se problemas políticos: a perturbação particular reflete mais diretamente do que antes a perturbação do todo, e a cura dos distúrbios pessoais depende mais diretamente do que antes da cura de uma desordem geral… A tarefa é, antes, desenvolver a substância política e sociológica das noções psicológicas.

Freud, desde sempre, esteve atento a isso, embora, na atualidade, pouca atenção tem sido dada, pelas escolas clássicas de psicanálise, à substância política das noções psíquicas freudianas.

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A Ecologia De Freud busca trazer a psicanálise para um público que não a lê, biólogos e ecólogos, em especial, e a ecologia humana para a psicanálise, que, igualmente, não a conhece. Essas separações repetem o equívoco que mantém as fragmentadas percepções sobre a espécie humana. Cada época e lugar inventou, escreveu e esculpiu uma imagem do pai da psicanálise. Aqui, eu escrevo sobre o “Freud Verde”.

Os escritos de Freud, reunidos hoje em mais de 23 volumes, incluindo-se livros, artigos e cartas, produzidos ao longo de 40 anos de trabalho, são testemunhos desse esforço de pensar o ser humano fazendo uso de diversos campos do conhecimento, como propõe o modelo científico da ecologia humana. Parte substancial desse acervo encontra-se no Freud Museu de Londres e na Biblioteca do Congresso de Washington.

Seu sistema de pensamento sobre a espécie humana e suas relações com o mundo, com a humanidade, com as sociedades, culturas e civilizações, sua concepção de homem, aproxima-se do paradigma estrutural da ecologia humana, antes, complexo e sistêmico, anti-disciplinar, adisciplinar, transdisciplinar, que vai na direção do que propõe Marcuse: A fronteira tradicional entre psicologia, de um lado, a política e a filosofia social, do outro, tornou-se obsoleta em virtude da condição do homem na era presente: os processos psíquicos anteriormente autônomos e identificáveis estão sendo absorvidos pela função do indivíduo no Estado – pela sua extensão pública. Portanto, os problemas psicológicos tornaram-se problemas políticos: a perturbação particular reflete mais diretamente do que antes a perturbação do todo, e a cura dos distúrbios pessoais depende mais diretamente do que antes da cura de uma desordem geral… A tarefa é, antes, desenvolver a substância política e sociológica das noções psicológicas.

Freud, desde sempre, esteve atento a isso, embora, na atualidade, pouca atenção tem sido dada, pelas escolas clássicas de psicanálise, à substância política das noções psíquicas freudianas.

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