Gramsci No Limiar Do Século XXI

Gramsci No Limiar Do Século XXI - O pensamento de Gramsci não se restringiu à Itália. Suas concepções são discutidas por toda parte e influenciam todos aqueles que reivindicam por princípios democráticos na educação, na cultura, na política e na economia. Assim, este livro proporcionará análises que buscam compreender a recepção de Gramsci no Brasil, nos últimos 30 anos, e a sua contribuição categorial para analisar a educação, a política, a história, a economia, enfim, a sociedade brasileira no século XXI.


Compreendemos que essas contribuições nos remetem a pensar formas de emancipação humana como estratégia para a construção de uma nova ordem social, econômica e política. Podemos dizer que pensar o Brasil numa perspectiva gramsciana é desvendar uma sociedade enredada num contexto de luta, de contradição, inserida num movimento social determinado e determinante historicamente.
Diante disso, é mister perguntar: Qual a importância, hoje, dos conceitos fundamentais de Gramsci que enriqueceram o pensamento social, político e educacional ao longo do século XX? “No Brasil, o primeiro espaço institucional que iniciou o estudo da obra de Gramsci, na área da educação, ocorreu em 1978, na PUC–SP, com a disciplina teoria da educação, ministrada por Dermeval Saviani.
Para Saviani, ‘o objetivo era estudar Gramsci, para ver em que medida suas reflexões nos ajudam a compreender melhor os problemas que estamos enfrentando na educação brasileira’”. Desde a década de 1970 até o início do século XXI, vários estudiosos brasileiros debruçaram-se sobre o legado gramsciano para analisar a educação, a cultura, a política e a economia.
O objetivo deste livro é realizar um debate, provocado por interlocutores como Edmundo Dias, Dermeval Saviani e Paolo Nosella, que apresentam uma importante trajetória de estudos sobre Gramsci, e outros pesquisadores como Carlos Zacarias, Leandro Galastri, Wilson Santos, que propõem estudos cujos temas e problemas, sobretudo de ordem histórica, continuam desafiando a educação, a política, a cultura e a economia brasileira.
Este livro surgiu do seminário realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2010 em Salvador, por iniciativa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (MP/Uesb) e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Bahia (HISTEDBA).
Seminário intitulado Gramsci no Limiar do Século XXI: Pessimismo no Pensamento, Otimismo na Ação , contou com a conferência de abertura sobre Gramsci e a Educação no Brasil, e no turno vespertino, a palestra O Trabalho como Princípio Educativo e Pedagógico. Nesse seminário, foram compostas três mesas-redondas, a saber: Educação e Trabalho: Aportes Gramscianos; Transformismo, Bloco Histórico e Formação Ético-Política; Controvérsias Marxistas sobre a Leitura e Recepção de Gramsci no Brasil. Por fim, uma conferência de encerramento, intitulada Intelectuais: para que e para quem?

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Gramsci No Limiar Do Século XXI – O pensamento de Gramsci não se restringiu à Itália. Suas concepções são discutidas por toda parte e influenciam todos aqueles que reivindicam por princípios democráticos na educação, na cultura, na política e na economia. Assim, este livro proporcionará análises que buscam compreender a recepção de Gramsci no Brasil, nos últimos 30 anos, e a sua contribuição categorial para analisar a educação, a política, a história, a economia, enfim, a sociedade brasileira no século XXI.
Compreendemos que essas contribuições nos remetem a pensar formas de emancipação humana como estratégia para a construção de uma nova ordem social, econômica e política. Podemos dizer que pensar o Brasil numa perspectiva gramsciana é desvendar uma sociedade enredada num contexto de luta, de contradição, inserida num movimento social determinado e determinante historicamente.
Diante disso, é mister perguntar: Qual a importância, hoje, dos conceitos fundamentais de Gramsci que enriqueceram o pensamento social, político e educacional ao longo do século XX? “No Brasil, o primeiro espaço institucional que iniciou o estudo da obra de Gramsci, na área da educação, ocorreu em 1978, na PUC–SP, com a disciplina teoria da educação, ministrada por Dermeval Saviani.
Para Saviani, ‘o objetivo era estudar Gramsci, para ver em que medida suas reflexões nos ajudam a compreender melhor os problemas que estamos enfrentando na educação brasileira’”. Desde a década de 1970 até o início do século XXI, vários estudiosos brasileiros debruçaram-se sobre o legado gramsciano para analisar a educação, a cultura, a política e a economia.
O objetivo deste livro é realizar um debate, provocado por interlocutores como Edmundo Dias, Dermeval Saviani e Paolo Nosella, que apresentam uma importante trajetória de estudos sobre Gramsci, e outros pesquisadores como Carlos Zacarias, Leandro Galastri, Wilson Santos, que propõem estudos cujos temas e problemas, sobretudo de ordem histórica, continuam desafiando a educação, a política, a cultura e a economia brasileira.
Este livro surgiu do seminário realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2010 em Salvador, por iniciativa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (MP/Uesb) e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Bahia (HISTEDBA).
Seminário intitulado Gramsci no Limiar do Século XXI: Pessimismo no Pensamento, Otimismo na Ação , contou com a conferência de abertura sobre Gramsci e a Educação no Brasil, e no turno vespertino, a palestra O Trabalho como Princípio Educativo e Pedagógico. Nesse seminário, foram compostas três mesas-redondas, a saber: Educação e Trabalho: Aportes Gramscianos; Transformismo, Bloco Histórico e Formação Ético-Política; Controvérsias Marxistas sobre a Leitura e Recepção de Gramsci no Brasil. Por fim, uma conferência de encerramento, intitulada Intelectuais: para que e para quem?

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