Gran Sertón: Veredas

La publicación en 1956 de Gran Sertón: Veredas supuso no sólo una auténtica revolución en la literatura brasileña, sino un hito en las letras del siglo XX.

La publicación en 1956 de Gran Sertón: Veredas supuso no sólo una auténtica revolución en la literatura brasileña, sino un hito en las letras del siglo XX. Elaborando una personalísima mezcla lingüística entre el dialecto de Minas Gerais y el portugués culto – trasladada al castellano de forma admirable en esta versión por Ángel Crespo […]

Sagarana

Sagarana - Neste livro, o desafio de Guimarães Rosa é encontrar caminhos para aliar as mitologias afro e indígena à mitologia grega.

Para muitos escritores fracos, o regionalismo é uma espécie de tábua de salvação, pois têm a ilusão — e com eles parte do público — de que o armazenamento de costumes, tradições e superstições locais, o acúmulo de palavras, modismos e construções dialetais, a abundância da documentação folclórica e linguística suprem as falhas da capacidade […]

Tutameia

Descontados os quatro prefácios, Tutameia, de Gui­marães Rosa, contém quarenta “estórias” curtas, de três a cinco páginas.

Descontados os quatro prefácios, Tutameia, de Gui­marães Rosa, contém quarenta “estórias” curtas, de três a cinco páginas, extensão imposta pela revista em que a maio­ria (ou todas) foram publicadas. Longe de constituir um convite à ligeireza, o tamanho reduzido obrigou o escritor a excessiva concentração. Por menores que sejam, esses contos não se aproximam da […]

As Formas Do Falso

As Formas Do Falso é preciso quando historia a ocupação do sertão brasileiro e o desenvolvimento da pecuária e da cultura do gado.

Originalmente apresentado como tese de doutoramento à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Walnice Nogueira Galvão respondeu ao desafio permanente que o Grande Sertão – Veredas, de Guimarães Rosa, representa para a exegese literária, com a notável leitura crítica de As Formas Do Falso, onde capta todos os fios […]

No Urubuquaquá, No Pinhém

João Guimarães Rosa – No Urubuquaquá, No Pinhém No Urubuquaquá, No Pinhém é composto por três novelas, cujos personagens principais são idosos, com uma percepção que transcende o habitual

Grande Sertão: Veredas

A obra Grande Sertão: Veredas, uma das mais importantes da literatura brasileira, é elogiada pela linguagem e pela originalidade de estilo presentes no relato de Riobaldo, ex-jagunço que relembra suas lutas, seus medos e o amor reprimido por Diadorim.

Antes Das Primeiras Estórias

Entre o autor e o seu texto existem caminhos, existem tempos. O caminho que separava Rosa do texto rosiano foi o da poesia. Os tempos foram os do Sertão. João Guimarães Rosa trilhou o caminho da poesia para poder sair de todos os existentes caminhos.

João Guimarães Rosa

O título condensa, com precisão, as duas vertentes desenvolvidas no livro: o homem e a obra. Fundamentadas em documentos do Arquivo Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e na fortuna crítica do escritor, Edna Nascimento e Lenira Covizzi reconstituem o homem plural Guimarães Rosa

Ave, Palavra

O livro Ave, Palavra é uma publicação póstuma, e reúne contos, poemas, notas de viagem, diário, flagrantes, reportagens poéticas e meditações do autor. Um dos livros mais variados de Guimarães Rosa.

Manuelzão E Miguilim

O foco da obra de Guimarães Rosa Manuelzão e Miguilim é a infância, o menino (Miguilim), o qual olhou o mundo dos adultos e chegou à conclusão de que não queria fazer parte do mesmo, representando uma dualidade entre dois mundos (Criança X Adulto)