Geofilosofia E Geopolítica Em Mil Platôs

Ao escrever Geofilosofia e Geopolítica em Mil Platôs, Zanotelli se filia a Deleuze e Guattari através do pensamento, mas a partir da alegria.

Abordar o segundo volume do livro Capitalismo e esquizofrenia, Mil Platôs, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, constitui uma tarefa bastante complexa, seja pela profusão de termos e conceitos, seja pela ruptura com a forma convencional e clássica dos livros que se inscrevem nas chamadas “Ciências Humanas” e na Filosofia. Os autores realizam nas 645 […]

Nietzsche E A Filosofia

Nietzsche E A Filosofia - O projeto mais geral de Nietzsche consiste em introduzir na filosofia os conceitos de sentido e de valor.

O projeto mais geral de Nietzsche consiste em introduzir na filosofia os conceitos de sentido e de valor. É evidente que a filosofia moderna, em grande parte, viveu e vive ainda de Nietzsche. Mas talvez não da maneira como ele teria desejado. Nietzsche nunca escondeu que a filosofia do sentido e dos valores deveria ser […]

Sobre O Teatro

Sobre O Teatro traz os dois únicos textos de Gilles Deleuze sobre a arte cênica. Um deles analisa a obra de Carmelo Ben, o outro, a de Samuel Beckett.

Para Deleuze a filosofia não era superior aos outros saberes, razão pela qual constituiu seu pensamento e desenvolveu seus conceitos abordando também outras áreas de conhecimento, como as ciências e as artes. Esse livro reúne seus dois únicos textos Sobre Teatro: Um Manifesto De Menos, em que destaca as peças do dramaturgo, ator e cineasta […]

Proust E Os Signos

Em Proust E Os Signos, Deleuze interpreta À La Recherche Du Temps Perdu – obra que revolucionou as leis do romance por sua estrutura fragmentada.

A filosofia de Gilles Deleuze sempre se realizou em estreita relação com a ciência, a arte, a literatura. Em Proust E Os Signos, esse grande filósofo interpreta À La Recherche Du Temps Perdu – obra que revolucionou as leis do romance por sua estrutura fragmentada, em que as partes, em vez de se unificarem, afirmam […]

A Filosofia Crítica De Kant

Gilles Deleuze – A Filosofia Crítica De Kant Autor de algumas das obras mais representativas da filosofia do século XX, Deleuze é, sem dúvida, um dos pensadores mais originais de nossa era. Dedicou-se também intensamente à história da filosofia.

Deleuze-Guattari

Norman R. Madarasz & André Luiz Costa (Orgs.) – Deleuze-Guattari: A Escrita E A Literatura Na Imanência Da Velocidade Desde a obra de Michel de Montaigne, ou ainda de Pedro Abelardo e Heloisa de Argenteuil, a filosofia francesa nunca ocorreu longe de um entrelaçamento com a escrita literária.

Deleuze E O Tempo-Memória No Cinema Moderno

Márcia Fusaro – Deleuze E O Tempo-Memória No Cinema Moderno Quando Gilles Deleuze escreveu sua monumental obra sobre cinema, dividida em dois tomos – Cinema-1: A Imagem-Movimento (1983) e Cinema-2: A Imagem-Tempo (1985) – deixou-nos, de fato, um denso e ousado legado de fundamentação teórico-filosófica sobre o cinema.

Gilles Deleuze: Una Vida Filosófica

Gilles Deleuze: Una Vida Filosófica – Só lo podía pensarse como “una obra colectiva”, y aquí colectiva toma el doble sentido de estar compuestacomo una multiplicidad, por eso mismo trans-personal, y de captar una agitación pre-personal, pre-individual; así como obra sólo podría definirse en el sentido de la necesidad de crear los con ceptos que […]

Cinema I: A Imagem-Movimento

Cinema I: A Imagem-Movimento – Este estudo não é uma história do cinema. É uma taxionomia, uma tentativa de classificação das imagens e dos signos. Mas este primeiro volume deve contentar-se em determinar os elementos, e apenas os elementos, de uma única parte da classificação.

Empirismo E Subjetividade

Empirismo E Subjetividade – Primeiro livro publicado por Gilles Deleuze (1953), Empirismo E Subjetividade transcende sua contribuição para a história da filosofia ao analisar a questão do empirismo – e portanto, da diferença -, a partir da recuperação da obra (até então relegada pela crítica kantiana) do filósofo escocês David Hume (1711-1776).