Escola Primária Na Primeira República (1889-1930)

Peculiaridades, semelhanças e diferenças no modo de circulação e apropriação da escola graduada e das outras modalidades de escola primária.

Os textos reunidos neste livro constituem resultados de pesquisa de um dos grupos temáticos (GT4 – Institucionalização da Escola Primária) do Projeto Integrado Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870 – 1930).

Esse projeto foi financiado pelo CNPq e incidiu sobre a história do ensino primário de 15 estados brasileiros - Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os capítulos de Escola Primária Na Primeira República ensejam múltiplas leituras. O leitor encontrará em cada um dos textos um conjunto de informações e análises sobre o processo histórico de configuração dos sistemas estaduais de ensino primário destacando o papel do Estado, a organização pedagógica das escolas e dados sobre a expansão do ensino e do financiamento da instrução pública.

Tais estudos, ainda que não exaustivos, oferecem um quadro abrangente sobre a educação na Primeira República e poderão ser utilizados como fonte de consulta para subsidiar outras pesquisas.

Vale assinalar a originalidade de sínteses dessa natureza para alguns estados que possuem poucos estudos sobre o tema. De fato, boa parte dos estudos já produzidos refere-se a períodos mais restritos e a recortes temáticos mais específicos.

Dessa maneira, o leitor poderá obter uma visão de conjunto sobre as peculiaridades, semelhanças e diferenças no modo de circulação e apropriação da escola graduada e das outras modalidades de escolas primárias, como as escolas reunidas e isoladas.

Poderá perceber como se foram construindo, no início do século, representações sobre a importância social da escola e diversos modos de classificação dos estabelecimentos de ensino estabelecendo diferenciações educacionais e sociais.

No cotejamento desse conjunto de dados e análises, poderá também traçar uma interpretação mais ampla sobre a história da escola primária no país.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-mae-e-bebe-leitoras-branca/

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Esse projeto foi financiado pelo CNPq e incidiu sobre a história do ensino primário de 15 estados brasileiros – Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os capítulos de Escola Primária Na Primeira República ensejam múltiplas leituras. O leitor encontrará em cada um dos textos um conjunto de informações e análises sobre o processo histórico de configuração dos sistemas estaduais de ensino primário destacando o papel do Estado, a organização pedagógica das escolas e dados sobre a expansão do ensino e do financiamento da instrução pública.

Tais estudos, ainda que não exaustivos, oferecem um quadro abrangente sobre a educação na Primeira República e poderão ser utilizados como fonte de consulta para subsidiar outras pesquisas.

Vale assinalar a originalidade de sínteses dessa natureza para alguns estados que possuem poucos estudos sobre o tema. De fato, boa parte dos estudos já produzidos refere-se a períodos mais restritos e a recortes temáticos mais específicos.

Dessa maneira, o leitor poderá obter uma visão de conjunto sobre as peculiaridades, semelhanças e diferenças no modo de circulação e apropriação da escola graduada e das outras modalidades de escolas primárias, como as escolas reunidas e isoladas.

Poderá perceber como se foram construindo, no início do século, representações sobre a importância social da escola e diversos modos de classificação dos estabelecimentos de ensino estabelecendo diferenciações educacionais e sociais.

No cotejamento desse conjunto de dados e análises, poderá também traçar uma interpretação mais ampla sobre a história da escola primária no país.

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