Estudos Com Estudantes Egressos

Estudos Com Estudantes Egressos dissemina uma cultura que encara a avaliação como etapa indispensável no processos de intervenção na realidade social.

Avaliar talvez seja o maior desafio que cerca qualquer tipo de intervenção, em quaisquer níveis em que ela ocorra, quer seja de indivíduos, de grupos, instituições, programas, projetos ou políticas.

Independente de níveis ou de contextos, podemos assegurar que a existência de processos avaliativos criteriosos e apropriados à natureza das intervenções planejadas e implementadas, é condição fundamental para o necessário aprimoramento das nossas ações e, em decorrência, pela ampliação da probabilidade que elas tenham o impacto esperado.

Desnecessário seria enfatizar o quanto os processos de avaliação são críticos no campo educacional e, em especial, no domínio das políticas públicas.

Estudos Com Estudantes Egressos traz consigo, entre várias contribuições, duas que considero mais importantes para quem se interessa pela avaliação, quer como pesquisador, quer como gestor de projetos e programas inseridos em políticas públicas.

A primeira consiste no conjunto de reflexões metodológicas que, tomando o próprio processo de avaliação como objeto, indicam dificuldades e potencialidades a partir das experiências concretas no âmbito da avaliação das ações que integram o ProJovem.

A segunda, mais específica, reporta-se ao conjunto de elementos que avaliam este importante programa socioeducacional, com especial atenção à relevância dos estudos com seus egressos.

O investimento de recursos públicos na qualificação de jovens cuja trajetória de vida os excluíram de uma formação educacional sólida, é a estratégia que orienta o programa para ampliar as chances de inclusão social desses jovens.

Pesquisadores e estudantes de diferentes áreas que não apenas a educação encontrarão, nesta obra, importantes insumos para conhecer melhor os processos de avaliação de um programa de enorme relevância social, deles extraindo ensinamentos básicos que poderão ser transferidos para outros programas inseridos em políticas públicas mais gerais.

Por fim, vale destacar que Estudos Com Estudantes Egressos contribui para disseminar uma cultura que encara a avaliação como etapa indispensável de quaisquer processos de intervenção na realidade social e que, portanto, não pode ser temido nem ser fonte de insegurança para o gestor e, em nenhuma hipótese, algo que contribua para mascarar os reais impactos e efeitos das nossas intervenções.

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Independente de níveis ou de contextos, podemos assegurar que a existência de processos avaliativos criteriosos e apropriados à natureza das intervenções planejadas e implementadas, é condição fundamental para o necessário aprimoramento das nossas ações e, em decorrência, pela ampliação da probabilidade que elas tenham o impacto esperado.

Desnecessário seria enfatizar o quanto os processos de avaliação são críticos no campo educacional e, em especial, no domínio das políticas públicas.

Estudos Com Estudantes Egressos traz consigo, entre várias contribuições, duas que considero mais importantes para quem se interessa pela avaliação, quer como pesquisador, quer como gestor de projetos e programas inseridos em políticas públicas.

A primeira consiste no conjunto de reflexões metodológicas que, tomando o próprio processo de avaliação como objeto, indicam dificuldades e potencialidades a partir das experiências concretas no âmbito da avaliação das ações que integram o ProJovem.

A segunda, mais específica, reporta-se ao conjunto de elementos que avaliam este importante programa socioeducacional, com especial atenção à relevância dos estudos com seus egressos.

O investimento de recursos públicos na qualificação de jovens cuja trajetória de vida os excluíram de uma formação educacional sólida, é a estratégia que orienta o programa para ampliar as chances de inclusão social desses jovens.

Pesquisadores e estudantes de diferentes áreas que não apenas a educação encontrarão, nesta obra, importantes insumos para conhecer melhor os processos de avaliação de um programa de enorme relevância social, deles extraindo ensinamentos básicos que poderão ser transferidos para outros programas inseridos em políticas públicas mais gerais.

Por fim, vale destacar que Estudos Com Estudantes Egressos contribui para disseminar uma cultura que encara a avaliação como etapa indispensável de quaisquer processos de intervenção na realidade social e que, portanto, não pode ser temido nem ser fonte de insegurança para o gestor e, em nenhuma hipótese, algo que contribua para mascarar os reais impactos e efeitos das nossas intervenções.

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