O presente volume, intitulado Justiça De Transição Em Perspectiva Transnacional, visa estabelecer um ciclo de publicações do projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Estudos sobre Justiça de Transição (CJT/UFMG) (Disponível em: https://cjt.ufmg.br.). Esse centro, criado em 2014, procurou congregar produções acadêmicas e práticas de direitos humanos que pudessem fortalecer a justiça de transição no Brasil e na América Latina, a partir de insumos fornecidos não apenas com origem nessa região do globo, mas de uma forma ainda mais transnacional.
Na obra, portanto, busca apresentar-se o resultado de uma atuação emancipatória e não subalterna da própria ideia de justiça de transição, uma temática presente na América Latina há, pelo menos, trinta anos, mas ainda carente de avanços.
Em um momento em que crescem assustadoramente os retornos a práticas antidemocráticas e um uso não problematizado do direito para legitimá-las, a temática da justiça de transição soa como ainda mais necessária. Pudemos observar, nos últimos anos, como o conservadorismo e o apelo a supostamente justificáveis exceções para todos os gostos puderam crescer de modo desmedido em todo o globo.
Brexit, a candidatura permeada de racismo, misoginia e xenofobia de Trump nos Estados Unidos, o não ao Acordo de Paz na Colômbia assentado em um apelo irrefletido a um Direito Penal de combate ao inimigo, a omissão global quanto ao problema dos refugiados na Europa, pautas conservadoras e retrógradas de toda a espécie ganhando mais e mais adeptos em todo o mundo (Rodrigo Duderte nas Filipinas – o mais radical dos exemplos, o Partido Popular na Espanha ou Freiheitliche Partei Österreichs, FPÖ, Partido Livre da Áustria).
Esquematicamente, Justiça De Transição Em Perspectiva Transnacional foi dividido de uma forma que pudesse apresentar o resultado de quase três anos de trabalhos, buscando servir como ferramenta de inspiração para práticas similares de consolidação de um regime de direitos humanos, mas também se prestando a difundir os produtos de sua atuação.