Robótica E Processos Formativos

O potencial pedagógico da robótica fomenta interlocuções entre multiplicidades de perspectivas, sejam elas de natureza epistemológica e/ou empírica.

A robótica diz respeito a sistemas compostos por partes mecânicas controladas por circuitos elétricos. Na realidade, a robótica é atualmente uma das principais e mais relevantes vertentes no que se refere ao uso de tecnologias em ambientes de aprendizagem.

Como explicitado nesta obra, o potencial pedagógico da robótica fomenta interlocuções entre multiplicidades de perspectivas, sejam elas de natureza epistemológica e/ou empírica: o hibridismo humano-máquina, a programação e o pensamento computacional, a educação inclusiva, políticas educacionais, teorias de aprendizagem, o cinema, as artes e a ludicidade em diversificados níveis de ensino.

Celebremos as multiplicidades emergentes em projetos de robótica!

A dimensão ontológica da robótica, que interessantemente problematiza o ser humano ao discutir fronteiras e limiares entre orgânico e maquínico ou natural e artificial, merece destaque.

A invenção robótica enquanto proposta pedagógica fomenta o desenvolvimento de habilidades diversas, em múltiplas áreas. Além disso, fomenta o pensamento criativo enquanto subversão ao status quo curricular.

Nós, ciborgues, nos transformamos qualitativamente a cada vez que uma criança nos surpreende ao produzir um sistema robótico, assim como quando um cineasta naturaliza uma realidade fictícia a uma experiência genuinamente estética.

Celebremos as heterotopias da ficção científica da/na Educação Básica.

A transdisciplinaridade característica da robótica perpassa sobre a complexidade da computação. É importante considerar que o advento da computação está relacionado ao estudo de técnicas, métodos e instrumentos que automatizam processos visando o desenvolvimento de soluções (de problemas).

O ábaco, por exemplo, pode ser considerado um instrumento computacional. Contudo, a noção contemporânea de computação tem sua gênese associada ao conceito de números computáveis, proposto por Alan Turing na década de 1930.

O trabalho de Turing foi concebido sob influência dos teoremas propostos por Gödel acerca da incompletude/indecidibilidade e influenciou diretamente a construção de computadores que, dentre outros aspectos relacionados à crises de fundamentos da matemática, permitiram a demonstração do Teorema das Quatro em Cores em meados década de 1970.

Necessariamente, aprimoramentos acerca da linguagem de programação, da eletrônica e da criptografia fomentam e são fomentados pela computação.

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O potencial pedagógico da robótica fomenta interlocuções entre multiplicidades de perspectivas, sejam elas de natureza epistemológica e/ou empírica.

A robótica diz respeito a sistemas compostos por partes mecânicas controladas por circuitos elétricos. Na realidade, a robótica é atualmente uma das principais e mais relevantes vertentes no que se refere ao uso de tecnologias em ambientes de aprendizagem.

Como explicitado nesta obra, o potencial pedagógico da robótica fomenta interlocuções entre multiplicidades de perspectivas, sejam elas de natureza epistemológica e/ou empírica: o hibridismo humano-máquina, a programação e o pensamento computacional, a educação inclusiva, políticas educacionais, teorias de aprendizagem, o cinema, as artes e a ludicidade em diversificados níveis de ensino.

Celebremos as multiplicidades emergentes em projetos de robótica!

A dimensão ontológica da robótica, que interessantemente problematiza o ser humano ao discutir fronteiras e limiares entre orgânico e maquínico ou natural e artificial, merece destaque.

A invenção robótica enquanto proposta pedagógica fomenta o desenvolvimento de habilidades diversas, em múltiplas áreas. Além disso, fomenta o pensamento criativo enquanto subversão ao status quo curricular.

Nós, ciborgues, nos transformamos qualitativamente a cada vez que uma criança nos surpreende ao produzir um sistema robótico, assim como quando um cineasta naturaliza uma realidade fictícia a uma experiência genuinamente estética.

Celebremos as heterotopias da ficção científica da/na Educação Básica.

A transdisciplinaridade característica da robótica perpassa sobre a complexidade da computação. É importante considerar que o advento da computação está relacionado ao estudo de técnicas, métodos e instrumentos que automatizam processos visando o desenvolvimento de soluções (de problemas).

O ábaco, por exemplo, pode ser considerado um instrumento computacional. Contudo, a noção contemporânea de computação tem sua gênese associada ao conceito de números computáveis, proposto por Alan Turing na década de 1930.

O trabalho de Turing foi concebido sob influência dos teoremas propostos por Gödel acerca da incompletude/indecidibilidade e influenciou diretamente a construção de computadores que, dentre outros aspectos relacionados à crises de fundamentos da matemática, permitiram a demonstração do Teorema das Quatro em Cores em meados década de 1970.

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