Per(Cursos) De Sentidos

Os textos que compõem Per(Cursos) De Sentidos são baseados em experiências pessoais da formação leitora e em experiências de ensino com textos literários

As práticas que constituem a existência material do sujeito demandam sentido, reclamam interpretação. Nos artigos deste livro organizado por Marta Cocco, os autores interpretam, entre outras, duas práticas sociais, articulando-as: o letramento literário e a escolarização da literatura.

Per(Cursos) De Sentidos é resultado do trabalho desenvolvido durante a disciplina Leitura do Texto Literário do Mestrado em Letras (PROFLETRAS, UNEMAT, Sinop).

Os textos que compõem Per(Cursos) De Sentidos são de cunho memorialístico, didático, científico e reflexivo, baseados em experiências pessoais da formação leitora e em experiências de ensino com textos literários de cada autor/professor/leitor de várias escolas do estado de Mato Grosso.

A proposta foi a de que cada mestrando/a, sendo um professor e mediador de leitura, refletisse sobre suas experiências na escola e fora dela, expressando suas subjetividades e sustentando suas percepções com textos teóricos trabalhados em sala.

Com esses subsídios, o desafio era comprovar ou refutar premissas de que a literatura deve ser um direito de todos e todas, pois confirma no ser aquilo que lhe constitui como humano, mantendo sua intrínseca relação com a vida.

Também compõe esta coletânea um prefácio, assinado pelo prof. José Simão da Silva Sobrinho, que provoca reflexões acerca do conceito de Literatura como Instituição, conservadora e/ou transgressora, nos diferentes lugares dos sentidos, inclusive o da memória.

São quinze autores de diferentes municípios do estado. Uma pequena amostragem (que não deverá ser significativa do ponto de vista quantitativo) do perfil dos professores de Letras de Mato Grosso.

Nos textos estão inscritas as relações entre leitor e texto, entre textos orais e escritos, entre professor e aluno, entre teoria e prática, entre sonho e realidade ou entre ideais e contingências da escola brasileira etc. Sobretudo, está inscrita uma relação muito profícua entre a LITERATURA e a VIDA.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Per(Cursos) De Sentidos

Os textos que compõem Per(Cursos) De Sentidos são baseados em experiências pessoais da formação leitora e em experiências de ensino com textos literários

As práticas que constituem a existência material do sujeito demandam sentido, reclamam interpretação. Nos artigos deste livro organizado por Marta Cocco, os autores interpretam, entre outras, duas práticas sociais, articulando-as: o letramento literário e a escolarização da literatura.

Per(Cursos) De Sentidos é resultado do trabalho desenvolvido durante a disciplina Leitura do Texto Literário do Mestrado em Letras (PROFLETRAS, UNEMAT, Sinop).

Os textos que compõem Per(Cursos) De Sentidos são de cunho memorialístico, didático, científico e reflexivo, baseados em experiências pessoais da formação leitora e em experiências de ensino com textos literários de cada autor/professor/leitor de várias escolas do estado de Mato Grosso.

A proposta foi a de que cada mestrando/a, sendo um professor e mediador de leitura, refletisse sobre suas experiências na escola e fora dela, expressando suas subjetividades e sustentando suas percepções com textos teóricos trabalhados em sala.

Com esses subsídios, o desafio era comprovar ou refutar premissas de que a literatura deve ser um direito de todos e todas, pois confirma no ser aquilo que lhe constitui como humano, mantendo sua intrínseca relação com a vida.

Também compõe esta coletânea um prefácio, assinado pelo prof. José Simão da Silva Sobrinho, que provoca reflexões acerca do conceito de Literatura como Instituição, conservadora e/ou transgressora, nos diferentes lugares dos sentidos, inclusive o da memória.

São quinze autores de diferentes municípios do estado. Uma pequena amostragem (que não deverá ser significativa do ponto de vista quantitativo) do perfil dos professores de Letras de Mato Grosso.

Nos textos estão inscritas as relações entre leitor e texto, entre textos orais e escritos, entre professor e aluno, entre teoria e prática, entre sonho e realidade ou entre ideais e contingências da escola brasileira etc. Sobretudo, está inscrita uma relação muito profícua entre a LITERATURA e a VIDA.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog