Esta coletânea de textos se estrutura em um elemento fundamental no tocante às abordagens e temáticas dos seus autores: o esforço em compreender, debater e transformar a realidade educacional dos contextos de pesquisa de seus diversos autores.
A imersão dos pesquisadores na realidade de suas instituições, de suas comunidades e territórios em debate revelam não apenas preocupações regionais ou locais, mas o esforço interpretativo que nos permite tecer uma sensível teia de saberes e intervenções que pretendem superar as realidades em estudo, propondo caminhos originais para desvelar o fenômeno educacional em sua concretude, partindo das experiências dos vários atores sociais presentes, inclusive de pesquisadores que se integram à Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina – RECONAL-Edu é uma Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão que congrega pesquisadoras, pesquisadores e extensionistas com objetivo de ampliar o campo de estudos entre as regiões Centro-Oeste e Norte articuladas às ações da América Latina.
A organização dos capítulos permitiu inicialmente aproximar temas e abordagens, e ao mesmo tempo demarcar concepções diversas sobre contextos educacionais que se conectam. Vemos nesta característica um elemento importante desta obra coletiva, fruto do amadurecimento intelectual de jovens pesquisadores do Centro-Oeste e Norte brasileiros.
Educação Pública Em Debate No Centro-Oeste E Norte Brasileiros cristaliza uma ampla possibilidade temática e metodológica de desenvolvimento de pesquisas, não apenas em nível de pós-graduação, mas também no cotidiano de professores e professoras que buscam compreender e intervir nas realidades sociais e educacionais em revista. Nesta perspectiva, convidamos não apenas você à leitura da obra, mas também a inquietar-se pela possibilidade de transformação social por meio da Educação Pública.