Uma apresentação clara e ordenada das teses de Lacan e uma elucidação de seus escritos, no contexto de um projeto filosófico determinado.
Este é com certeza o livro mais importante surgido nos últimos anos sobre o pensamento de Lacan, e o que obteve maior repercussão em todo o mundo.
Haveria possibilidade de existir, além da verdade parcial do desejo inconsciente, uma verdade total do significante puro?
A filosofia requer isso, enquanto a psicanálise o exclui. A demonstração pormenorizada das análises de Lacan mostra o que a sua interpretação do inconsciente através do significante e a tese do significante puro trazem para as grandes noções psicanalíticas.
Ou e acontece com a filosofia, com o inconsciente e a psicanálise? Para essa
pergunta, as análises de Lacan, e em particular sua interpretação do inconsciente através do significante, revestem- se de uma importância essencial.
Por meio do significante, Lacan permite conceber rigorosamente e estabelecer o inconsciente. Consuma o que fora inaugurado por Freud. O que então se evidencia é que sustentar a ideia do inconsciente leva à afirmação de uma conformidade entre a linguagem e o ser, de uma verdade ontológica.
Essa tese do significante aquém do significado, do “significado puro”, é compreensível no movimento do pensamento contemporâneo (a começar
pelo de Heidegger). Ela prolonga, e até “ultrapassa” sua crítica à metafísica.
Mas haverá possibilidade. de existir, além da verdade “parcial” do desejo
inconsciente, uma verdade total do significante puro? A filosofia requer isso, enquanto a psicanálise o exclui.
Será possível retomar a teoria lacaniana do desejo num pensamento filosófico? A demonstração pormenorizada das análises de Lacan mostra o que traz de decisivo para as grandes noções psicanalíticas a tese do significante puro.
Ela faz surgir o rigor de uma estrutura fundamental quaternária em que o homem está preso em seu desejo. Trata-se de uma estrutura significante
em si, e que nada tem de formalismo.
A partir da qual se estabelecem as quatro “estruturas existenciais” – psicose, perversão, neurose e, por fim, a sublimação, para a qual conduz todo o pensamento de Lacan ligado ao além do Edipo e à experiência do real no tratamento.
É através da consideração das possibilidades da sublimação que se fornece uma resposta para a pergunta inicial.