Altas Habilidades (2 Volumes)

Para uma realidade multifacetada, esta obra é também multidisciplinar: estuda a população de superdotados e de altas habilidades sob vários focos

Os direitos humanos reiteraram a liberdade e a igualdade de direitos para todos, bem como a dignidade humana, como alicerces da nova convivência, num mundo cada vez mais caleidoscópico e interdependente. O direito à educação para todos é um direito fundamental, que abre o acesso a outros direitos, como à saúde, ao trabalho, ao lazer.

Todavia, estudantes e docentes se diferenciam por gênero, etnia, língua, religião, origens sociais, capacidades intelectuais demonstradas e outros critérios de um leque amplo. E as sociedades tendem a hierarquizar as diferenças, diferenciar os tratamentos e, não raro, passar um rolo compressor sobre os não correspondentes ao ‘normal’.

Os divergentes tendem a sofrer um custo, como estudantes superdotadas.os e de altas habilidades. Quem são elas.es? Como se sentem? Sentem-se sós ou isoladas.os? São tratadas.os com igualdade de direitos em suas diferenças? Também são alvos de bullying e cyberbullying?

Com razão e consciência, usualmente nos preocupamos com os socialmente vulneráveis e aqueles a quem o ambiente apresenta dificuldades visíveis. Porém, os caminhos podem ser pedregosos para qualquer diferente.

Para uma realidade multifacetada, esta obra é também multidisciplinar: estuda a população de superdotados e de altas habilidades sob vários focos, como a psicologia, as neurociências, a educação, o direito e as ciências sociais, por autoras.es de diversos países, em variados idiomas, que o entrelaçamento mundial e as tecnologias hoje permitem.

Portanto, são páginas abertas ao debate científico, tendo como finalidade última a concretização dos direitos humanos em torno da liberdade, da igualdade e da dignidade de cada pessoa e dos grupos que constituem.

A construção de uma escola inclusiva implica na modificação do contexto educacional, com transformações de ideias, de atitudes, e da prática das relações sociais. Os professores e profissionais das diferentes áreas, que atuam pautados na concepção de inclusão, estão abertos à diferença e à diversidade, prontos para a possibilidade de mudança e reinvenção de sua práxis profissional, de modo a compreender que são eles os mediadores entre o aluno e os conhecimentos que foram construídos historicamente, contribuindo, também, para o desenvolvimento da autonomia do estudante para sua formação integral.

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Para uma realidade multifacetada, esta obra é também multidisciplinar: estuda a população de superdotados e de altas habilidades sob vários focos

Os direitos humanos reiteraram a liberdade e a igualdade de direitos para todos, bem como a dignidade humana, como alicerces da nova convivência, num mundo cada vez mais caleidoscópico e interdependente. O direito à educação para todos é um direito fundamental, que abre o acesso a outros direitos, como à saúde, ao trabalho, ao lazer.

Todavia, estudantes e docentes se diferenciam por gênero, etnia, língua, religião, origens sociais, capacidades intelectuais demonstradas e outros critérios de um leque amplo. E as sociedades tendem a hierarquizar as diferenças, diferenciar os tratamentos e, não raro, passar um rolo compressor sobre os não correspondentes ao ‘normal’.

Os divergentes tendem a sofrer um custo, como estudantes superdotadas.os e de altas habilidades. Quem são elas.es? Como se sentem? Sentem-se sós ou isoladas.os? São tratadas.os com igualdade de direitos em suas diferenças? Também são alvos de bullying e cyberbullying?

Com razão e consciência, usualmente nos preocupamos com os socialmente vulneráveis e aqueles a quem o ambiente apresenta dificuldades visíveis. Porém, os caminhos podem ser pedregosos para qualquer diferente.

Para uma realidade multifacetada, esta obra é também multidisciplinar: estuda a população de superdotados e de altas habilidades sob vários focos, como a psicologia, as neurociências, a educação, o direito e as ciências sociais, por autoras.es de diversos países, em variados idiomas, que o entrelaçamento mundial e as tecnologias hoje permitem.

Portanto, são páginas abertas ao debate científico, tendo como finalidade última a concretização dos direitos humanos em torno da liberdade, da igualdade e da dignidade de cada pessoa e dos grupos que constituem.

A construção de uma escola inclusiva implica na modificação do contexto educacional, com transformações de ideias, de atitudes, e da prática das relações sociais. Os professores e profissionais das diferentes áreas, que atuam pautados na concepção de inclusão, estão abertos à diferença e à diversidade, prontos para a possibilidade de mudança e reinvenção de sua práxis profissional, de modo a compreender que são eles os mediadores entre o aluno e os conhecimentos que foram construídos historicamente, contribuindo, também, para o desenvolvimento da autonomia do estudante para sua formação integral.

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