Capital E Educação Escolar Na Obra De Dermeval Saviani

Ademir Quintilio Lazarini - Capital E Educação Escolar Na Obra De Dermeval Saviani: Apontamentos Críticos
Este livro analisa criticamente algumas das teses matriciais de Dermeval Saviani a respeito da relação entre capital e educação escolar.


A base teórica que o fundamenta assenta-se especialmente nas categorias econômicas desenvolvidas por Karl Marx em O Capital.
Recorre-se também a outros fundamentos teóricos do materialismo histórico que o Autor d' O Capital desenvolveu em conjunto com Friedrich Engels.
A partir desses fundamentos, procura apreender a relação de reciprocidade entre a base econômica da sociedade capitalista (a produção e reprodução ampliada do capital) e a educação escolar, sem perder de vista que a determinação social, em última e decisiva instância, tal como afirmavam Marx e Engels, está posta no complexo econômico.
O período histórico delimitado para análise no livro situa-se entre o final da década de 1970 a 2010. Nesse período Saviani fundou e vem desenvolvendo as principais teses e proposições político-educacionais da Pedagogia Histórico-Crítica.
As principais conclusões apresentadas neste livro é que Saviani se apropria de maneira problemática e/ou equivocada de algumas das categorias econômicas centrais desenvolvidas por Marx e que essa apropriação tem uma ordem de consequências de suma importância para as suas compreensões teóricas de fundo e para as suas proposições estratégicas de caráter político-educacionais.
Sejam quais forem os méritos e defeitos presentes neste livro, o autor procura obstinadamente ser leal com a obra de Saviani, apresentando-a e criticando-a a partir do contexto textual e histórico em que ela foi expressa.
Além disso, ao criticar um autor situado nos mesmos marcos teóricos e políticos que os seus, evita fazer qualquer tipo de concessão ao multifacetado ideário pró-sistêmico, pertinente aos mais variados matizes teóricos e políticos.
No limite, elas entram em contradição com o seu referencial teórico e com o projeto histórico que pretende defender, ou seja, a construção do socialismo como meio para a superação do capitalismo.

 

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Ademir Quintilio Lazarini – Capital E Educação Escolar Na Obra De Dermeval Saviani: Apontamentos Críticos
Este livro analisa criticamente algumas das teses matriciais de Dermeval Saviani a respeito da relação entre capital e educação escolar.
A base teórica que o fundamenta assenta-se especialmente nas categorias econômicas desenvolvidas por Karl Marx em O Capital.
Recorre-se também a outros fundamentos teóricos do materialismo histórico que o Autor d’ O Capital desenvolveu em conjunto com Friedrich Engels.
A partir desses fundamentos, procura apreender a relação de reciprocidade entre a base econômica da sociedade capitalista (a produção e reprodução ampliada do capital) e a educação escolar, sem perder de vista que a determinação social, em última e decisiva instância, tal como afirmavam Marx e Engels, está posta no complexo econômico.
O período histórico delimitado para análise no livro situa-se entre o final da década de 1970 a 2010. Nesse período Saviani fundou e vem desenvolvendo as principais teses e proposições político-educacionais da Pedagogia Histórico-Crítica.
As principais conclusões apresentadas neste livro é que Saviani se apropria de maneira problemática e/ou equivocada de algumas das categorias econômicas centrais desenvolvidas por Marx e que essa apropriação tem uma ordem de consequências de suma importância para as suas compreensões teóricas de fundo e para as suas proposições estratégicas de caráter político-educacionais.
Sejam quais forem os méritos e defeitos presentes neste livro, o autor procura obstinadamente ser leal com a obra de Saviani, apresentando-a e criticando-a a partir do contexto textual e histórico em que ela foi expressa.
Além disso, ao criticar um autor situado nos mesmos marcos teóricos e políticos que os seus, evita fazer qualquer tipo de concessão ao multifacetado ideário pró-sistêmico, pertinente aos mais variados matizes teóricos e políticos.
No limite, elas entram em contradição com o seu referencial teórico e com o projeto histórico que pretende defender, ou seja, a construção do socialismo como meio para a superação do capitalismo.

 

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