As Palavras E Sua Companhia

As Palavras E Sua Companhia: Os dez trabalhos reunidos neste volume envolvem a questão do léxico em quatro grandes perspectivas.

Os dez trabalhos reunidos neste volume envolvem a questão do léxico em quatro grandes perspectivas: (1) a lexicalização da aprendizagem de línguas; (2) o papel do dicionário no desenvolvimento lexical em sala de aula; (3) o léxico nas línguas de especialidade, envolvendo a questão da terminologia; e (4) as diferenças entre o léxico da fala e o léxico da escrita, incluindo, aí, as dificuldades sentidas pelos alunos quando passam do código oral para o escrito.

Reunindo essas perspectivas, há dois conceitos básicos que perpassam os trabalhos: (1) o conceito de colocação, partindo da ideia de Firth de que uma palavra é conhecida pela companhia com que anda; e (2) a preocupação em definir unidade lexical, mostrando as diferenças que se estabelecem com o conceito de palavra.

Se, durante muitos anos, a ênfase na aprendizagem de línguas esteve na sintaxe, nos últimos anos esta ênfase parece ter passado para o léxico. É o que sugerem os dois capítulos iniciais do livro.

O meu trabalho, “Aspectos externos e internos da aquisição lexical”, procura mostrar como os estudos de aquisição do vocabulário partiram de uma ênfase externa, com base na modificação do input impresso que é dado ao aluno, evoluindo, daí, para uma ênfase interna, com base nos aspectos psicolinguísticos da aprendizagem, envolvendo o processamento, e chegando finalmente à fusão dos aspectos externos e internos, com o advento da informática.

Não são mais os professores ou autores de livros didáticos que controlam o material ao qual o aluno é exposto, mas é o próprio aluno que assume o controle sobre o material ao qual deseja se expor para desenvolver sua aprendizagem.

Tony Berber Sardinha em “Computador, corpus e concordância no ensino da léxico-gramática de língua estrangeira” faz uma revisão do que chama de “revolução silenciosa” no ensino de línguas, com ênfase na abordagem lexical (lexical approach) e na Aprendizagem movida a dados (data driven learning).

Deixa claro os conceitos necessários para entender as novas abordagens, incluindo termos fundamentais como concordância (concordancing), coligação, padronização, fraseologia, princípio idiomático, entre outros. Desfaz a separação entre sintaxe e léxico, lexicalizando a gramática, a partir das idéias de Lewis.

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Reunindo essas perspectivas, há dois conceitos básicos que perpassam os trabalhos: (1) o conceito de colocação, partindo da ideia de Firth de que uma palavra é conhecida pela companhia com que anda; e (2) a preocupação em definir unidade lexical, mostrando as diferenças que se estabelecem com o conceito de palavra.

Se, durante muitos anos, a ênfase na aprendizagem de línguas esteve na sintaxe, nos últimos anos esta ênfase parece ter passado para o léxico. É o que sugerem os dois capítulos iniciais do livro.

O meu trabalho, “Aspectos externos e internos da aquisição lexical”, procura mostrar como os estudos de aquisição do vocabulário partiram de uma ênfase externa, com base na modificação do input impresso que é dado ao aluno, evoluindo, daí, para uma ênfase interna, com base nos aspectos psicolinguísticos da aprendizagem, envolvendo o processamento, e chegando finalmente à fusão dos aspectos externos e internos, com o advento da informática.

Não são mais os professores ou autores de livros didáticos que controlam o material ao qual o aluno é exposto, mas é o próprio aluno que assume o controle sobre o material ao qual deseja se expor para desenvolver sua aprendizagem.

Tony Berber Sardinha em “Computador, corpus e concordância no ensino da léxico-gramática de língua estrangeira” faz uma revisão do que chama de “revolução silenciosa” no ensino de línguas, com ênfase na abordagem lexical (lexical approach) e na Aprendizagem movida a dados (data driven learning).

Deixa claro os conceitos necessários para entender as novas abordagens, incluindo termos fundamentais como concordância (concordancing), coligação, padronização, fraseologia, princípio idiomático, entre outros. Desfaz a separação entre sintaxe e léxico, lexicalizando a gramática, a partir das idéias de Lewis.

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