
Hoje, a educação enfrenta o impacto e a perplexidade de um contexto social em que a cultura da informação, permeada por uma oferta desenfreada de meios e suportes, traz a esperança da convergência ao mesmo tempo em que os destinos humanos sentem falta das interfaces, abraços e entrelaçamentos.
Para pensar tal conjuntura, este livro partiu dos seguintes questionamentos: como a educação suscita novas formas de sociabilidade? De que modo pode relacionar a cognição e o afeto na busca do conhecimento? Como as tecnologias informacionais produzem o compartilhamento de saberes e podem valorizar as dinâmicas interativas nos processos de aprendizagem sem escamotear o protagonismo humano?
Assim, os artigos reunidos em Conhecimento, Sociabilidade E Humanidade constituem tentativas de ultrapassar os reducionismos das fronteiras disciplinares, discutindo noções de cultura, formação, tecnologias, redes sociais, tradição, categorias que nos auxiliam a compreender/fomentar uma sociabilidade menos virtual que contribua para um mundo real menos fragmentado.
Os textos são frutos de digressões de pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha, razão pela qual o leitor encontrará padronizações técnicas ora baseadas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ora na American Psychological Association (APA), com vistas, tão só, à preservação das referências sine qua non utilizadas pelos colegas europeus.
Trata-se, pois, de um texto de contexto múltiplo, engendrado nas variantes filosóficas e conceituais do Estado da Arte mais peculiar ao brasileiro, ao português e ao espanhol que, situado na própria base acadêmica, convergiu-se na rica possibilidade de intersecção e socialização de saberes construídos a partir desses contextos geopolíticos distintos, mas com problemáticas educacionais tão próximas.
