
A variedade é uma característica que marca os rumos da estética. Sem a pretensão de esgotar suas consequências e aplicações, este volume nos apresenta essa variedade de aplicações e transposições que nos permite apresentar uma mostra significativa e coesa dos estudos que relacionam a reflexão filosófica e as manifestações artísticas em terras brasileiras.
A interdisciplinaridade aparente nos apresenta os próprios caminhos, à guisa de uma unidade dada a priori, de uma disciplina filosófica que, desde sua fundação no século XVIII, viu suas fronteiras e caracterizações se expandirem na direção das mais distintas caracterizações e apresentações de problemas que envolvem a arte e a filosofia.
É como unidade na variedade que a estética se revela uma faceta importante da reflexão, e esse livro nos dá ainda mais uma prova disso.
O presente livro reúne os trabalhos apresentados no Colóquio Arte & Estética, realizado em Florianópolis – SC, em abril de 2017, com apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Secretaria de Arte e Cultura da mesma instituição.
Procurou-se, no referido evento, refletir sobre as questões gerais da Estética e da Filosofia da Arte descritas acima, das formas mais variadas e desde pontos de vista os mais distintos.
Os ensaios aqui constantes foram elaborados a partir das palestras apresentadas na ocasião por especialistas na área de Estética, Letras, Cinema, Teatro, Filosofia e Crítica de Arte.
Por meio desses textos, o livro traz para o debate questões atuais e históricas, todas elas girando em torno da relação entre arte e pensamento, manifestação artística e estética, arte e filosofia da arte.
Por esse motivo, optou-se pelo título geral Arte & Estética, que procura dar conta da abrangência de todos esses temas e relações.
As contribuições, nesse sentido, se aproximam todas desse tema desde pontos de vista os mais variados, seja partindo da análise de uma peça específica de teatro ou de um filme em particular, seja partindo de
sistemas filosóficos consagrados, como os de Kant e Hegel ou de uma relação com a psicologia e a psicanálise.
Os textos, em todo caso, dialogam entre si ao tratarem todos da relação entre arte e pensamento ou arte e estética, considerada o núcleo das disciplinas de Estética e Filosofia da Arte de uma forma geral.











