Este livro é apenas um dos produtos de um trabalho que reuniu durante pouco mais de dois anos, cerca de 40 pessoas, entre docentes orientadores e formadores universitários, estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Educação da UFSCar, em Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp e em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, estudantes em Iniciação Científica, a maioria de licenciaturas em Biologia, Física, Química e Geografia, e professores das redes públicas de ensino de diferentes cidades do Estado de São Paulo e de Santa Catarina, dos ensinos fundamental e médio.
Reunimo-nos para pensar, na diversidade, um objeto em comum: as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
A diversidade e a riqueza das situações de trocas, produção e compartilhamentos de saberes experienciadas ao longo desses dois anos são indescritíveis, infelizmente impublicáveis.
Estudantes de Iniciação Científica e professores da rede produzindo materiais e estratégias de ensino em conjunto; estudantes de pós-graduação expondo seus projetos de pesquisa em andamento para professores da educação básica ou produzindo também o ensino em conjunto; professores de educação básica expondo seus projetos de ensino aos licenciandos e pesquisadores; um seminário de dois dias inteiros com a presença de praticamente todos os participantes das três universidades e de todas as escolas envolvidas, com apresentação de painéis, comunicações orais e oficinas de metodologia de pesquisa; três videoconferências mediando a interação virtual entre as três universidades; debates e trocas de material bibliográfico e de dados em um ambiente virtual TelEduc (Unicamp) específico para o projeto; participações individuais ou coletivas e encontros agendados em eventos científicos; participações mútuas em bancas de defesa nos programas dos colegas.
Pluralidade de circunstâncias em que nos fizemos conhecer e experienciar nossos diferentes saberes, e seus diferentes modos de produzi-los, a partir de diferentes olhares, influências teóricas e “projetos”, ou até mesmo diferentes leituras das mesmas referências.
Situações que nos expuseram mutuamente à experiência de uma multiplicidade de leituras possíveis para as educações em ciências & tecnologias nas escolas.