Marx, Gramsci E Vigotski

Marx, Gramsci E Vigotski: Aproximações reúne, num trabalho de fôlego, artigo de vários autores que, em comum, dialogam com a base teórica marxista

Organizada por docentes do Núcleo de Ensino da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, câmpus de Marília, do qual sempre esperamos produções de qualidade ímpar, a coletânea Marx, Gramsci E Vigotski: Aproximações reúne, num trabalho de fôlego, artigo de vários autores que, em comum, dialogam com a base teórica marxista, promovendo um encontro bastante oportuno entre questões políticas, filosóficas, pedagógicas e psicológicas.

O livro é estruturado em quatro partes temáticas. Na primeira delas, encontram-se textos que discutem o tema Contribuições de Marx, Gramsci e Vigotski para a compreensão da realidade social, isto é, de suas contradições e determinações histórico-dialéticas. É marcante, nesta parte, a análise esmiuçada que alguns autores levam a termo em relação a categorias presentes na obra gramsciana, tais como hegemonia, revolução passiva contra revolução permanente e americanismo.

Na segunda parte, intitulada Educação e Trabalho, priorizam-se as discussões em torno da pauta pedagógica. Um dos assuntos de extrema relevância aí apontados é o questionamento acerca das recentes políticas educacionais de caráter focal e paliativo que vêm ocorrendo em alguns países latino-americanos, com o intuito de "incluir" na escola e no mercado de trabalho jovens das classes populares.

Na terceira parte, Educação e Cultura, chama-se a atenção para um fato polêmico que Gramsci apontou como decisivo para a transformação social: a necessidade de engajamento e liderança política dos intelectuais críticos nas lutas das classes dirigidas, para assegurar-lhes maior coerência e unidade na organização do seu projeto socialista, visto que, sozinhas, elas não lograriam o êxito esperado.

Por fim, na quarta parte, Implicações para a formação de professores, o leitor pode se surpreender com a presença do único texto da coletânea escrito em espanhol. Nele se discute sobre a mudança necessária no papel do professor, ainda fundamentado na simples transmissão de conhecimentos, sugerindo-se, para tanto, uma proposta metodológica de formação docente que prioriza a elaboração conjunta da reflexão crítica.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Marx, Gramsci E Vigotski

Marx, Gramsci E Vigotski: Aproximações reúne, num trabalho de fôlego, artigo de vários autores que, em comum, dialogam com a base teórica marxista

Organizada por docentes do Núcleo de Ensino da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, câmpus de Marília, do qual sempre esperamos produções de qualidade ímpar, a coletânea Marx, Gramsci E Vigotski: Aproximações reúne, num trabalho de fôlego, artigo de vários autores que, em comum, dialogam com a base teórica marxista, promovendo um encontro bastante oportuno entre questões políticas, filosóficas, pedagógicas e psicológicas.

O livro é estruturado em quatro partes temáticas. Na primeira delas, encontram-se textos que discutem o tema Contribuições de Marx, Gramsci e Vigotski para a compreensão da realidade social, isto é, de suas contradições e determinações histórico-dialéticas. É marcante, nesta parte, a análise esmiuçada que alguns autores levam a termo em relação a categorias presentes na obra gramsciana, tais como hegemonia, revolução passiva contra revolução permanente e americanismo.

Na segunda parte, intitulada Educação e Trabalho, priorizam-se as discussões em torno da pauta pedagógica. Um dos assuntos de extrema relevância aí apontados é o questionamento acerca das recentes políticas educacionais de caráter focal e paliativo que vêm ocorrendo em alguns países latino-americanos, com o intuito de “incluir” na escola e no mercado de trabalho jovens das classes populares.

Na terceira parte, Educação e Cultura, chama-se a atenção para um fato polêmico que Gramsci apontou como decisivo para a transformação social: a necessidade de engajamento e liderança política dos intelectuais críticos nas lutas das classes dirigidas, para assegurar-lhes maior coerência e unidade na organização do seu projeto socialista, visto que, sozinhas, elas não lograriam o êxito esperado.

Por fim, na quarta parte, Implicações para a formação de professores, o leitor pode se surpreender com a presença do único texto da coletânea escrito em espanhol. Nele se discute sobre a mudança necessária no papel do professor, ainda fundamentado na simples transmissão de conhecimentos, sugerindo-se, para tanto, uma proposta metodológica de formação docente que prioriza a elaboração conjunta da reflexão crítica.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog