Discurso Mediático

Discurso Mediático é sobre a mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media).

Em algum momento da sua vida terá ouvido falar do Discurso Mediático e está curioso para saber do que se trata. Talvez o leitor tenha visto, pela primeira vez, a expressão no plano curricular do seu curso superior. Ou talvez a tenha ouvido na televisão. Ou mesmo num livro.

Mas garanto-lhe que, ainda antes de se dar conta que algo como “Discurso Mediático” existia, o caro leitor já se encontrava há muito nele mergulhado. Todos os dias agirmos e interagimos por meio de discursos. Desde que nascemos encontramo-nos expostos a uma imensidade discursiva e, grande parte, desses discursos obtemo-los por intermédio dos Media.

Uma pesquisa feita pelo site RedCrowMarketing.com revelou que, em média, os norte-americanos estão expostos diariamente a entre 4000 e 10000 mensagens mediáticas. O site Statista.com estima que cada indivíduo passe quase 8 horas do seu dia a interagir com os diversos meios de comunicação.

Este livro é sobre a mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media). Por outras palavras, diz respeito à natureza discursiva do poder dos Media, e o seu objectivo é triplo: em primeiro lugar, clarificar o que podemos entender por discurso e definir as suas fronteiras.

Em segundo lugar, introduzir o leitor à variedade de teorias, correntes de pensamentos e conceitos que enquadram o Discurso Mediático. Em terceiro lugar, apresentar a metodologia necessária ao campo de estudos emergente chamado “Análise do Discurso Mediático”.

Em seis pequenos capítulos, com mais de 40 ilustrações, é traçado um percurso pelos meandros do Discurso Mediático desde a definição de Texto e Discurso, passando pela caracterização do Discurso Mediático, pelos princípios intertextual e multimodal de construção discursiva, pelos resultados das pesquisas lusófonas que têm sido feitas nesta área (em especial sobre o discurso publicitário e o discurso jornalístico) e pela proposta de grelha de Análise especialmente dedicada à especificidade dos textos dos Media.

Ao oferecer, de forma sucinta mas rigorosa, os principais pontos de referência para a identificação e avaliação do Discurso Mediático, esta obra é especialmente valiosa para os estudantes que, pela primeira vez, tomam contacto com a disciplina, e útil para os investigadores que nela encontram uma proposta metodológica para a sua análise.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Discurso Mediático

Discurso Mediático é sobre a mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media).

Em algum momento da sua vida terá ouvido falar do Discurso Mediático e está curioso para saber do que se trata. Talvez o leitor tenha visto, pela primeira vez, a expressão no plano curricular do seu curso superior. Ou talvez a tenha ouvido na televisão. Ou mesmo num livro.

Mas garanto-lhe que, ainda antes de se dar conta que algo como “Discurso Mediático” existia, o caro leitor já se encontrava há muito nele mergulhado. Todos os dias agirmos e interagimos por meio de discursos. Desde que nascemos encontramo-nos expostos a uma imensidade discursiva e, grande parte, desses discursos obtemo-los por intermédio dos Media.

Uma pesquisa feita pelo site RedCrowMarketing.com revelou que, em média, os norte-americanos estão expostos diariamente a entre 4000 e 10000 mensagens mediáticas. O site Statista.com estima que cada indivíduo passe quase 8 horas do seu dia a interagir com os diversos meios de comunicação.

Este livro é sobre a mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media). Por outras palavras, diz respeito à natureza discursiva do poder dos Media, e o seu objectivo é triplo: em primeiro lugar, clarificar o que podemos entender por discurso e definir as suas fronteiras.

Em segundo lugar, introduzir o leitor à variedade de teorias, correntes de pensamentos e conceitos que enquadram o Discurso Mediático. Em terceiro lugar, apresentar a metodologia necessária ao campo de estudos emergente chamado “Análise do Discurso Mediático”.

Em seis pequenos capítulos, com mais de 40 ilustrações, é traçado um percurso pelos meandros do Discurso Mediático desde a definição de Texto e Discurso, passando pela caracterização do Discurso Mediático, pelos princípios intertextual e multimodal de construção discursiva, pelos resultados das pesquisas lusófonas que têm sido feitas nesta área (em especial sobre o discurso publicitário e o discurso jornalístico) e pela proposta de grelha de Análise especialmente dedicada à especificidade dos textos dos Media.

Ao oferecer, de forma sucinta mas rigorosa, os principais pontos de referência para a identificação e avaliação do Discurso Mediático, esta obra é especialmente valiosa para os estudantes que, pela primeira vez, tomam contacto com a disciplina, e útil para os investigadores que nela encontram uma proposta metodológica para a sua análise.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog