Algumas espécies do gênero Acinetobacter são, notoriamente, importantes patógenos associados a hospitais e outras unidades prestadoras de assistência à saúde. No entanto, ao contrário dos patógenos alimentares clássicos comumente implicados em doenças transmitidas por alimentos, membros do gênero Acinetobacter raramente são descritos sendo associados a doenças diarreicas, provavelmente devido à dificuldade de isolamento e identificação dessas bactérias.
Nos últimos anos, contudo, alguns estudos têm apontado o isolamento em alimentos de estirpes de Acinetobacter spp. resistentes a antibióticos. Estas evidências levantam a hipótese de que alimentos tanto de origem animal quanto vegetal possam ser vetores de infecções causadas por esses micro-organismos, o que caracteriza grande preocupação com à saúde pública já que a transmissão, neste caso, pode acontecer fora dos hospitais.
Considerando que Acinetobacter spp. pode representar um sério problema de saúde pública, devido à resistência a antibióticos e a possibilidade de transferência dos genes de resistência a outras bactérias, estudos são necessários para avaliar a patogenicidade de isolados provenientes de alimentos e buscar estratégias de controle.
Este livro digital tem, por objetivo, reunir informações sobre a importância da presença dessas bactérias em alimentos como possíveis patógenos alimentares e sobre estratégias que podem ser usadas para seu controle.
Respostas de 2
Muito bom .
Vai ajudar muito no meu tcc.
Fico feliz em ajudar!