
O tempo presente, marcado pelo avanço do conservadorismo, pela negação dos espaços participativos e organizativos, por um influxo nas lutas sociais e pelo refinamento dos processos de alienação e manipulação, anuncia o aprofundamento das expressões da questão social no que concerne às desigualdades e à criminalização e repressão das expressões de resistência.
Num contexto tão adverso vivenciaremos como trabalhadores o aprofundamento da precarização das condições e relações de trabalho com intensos cortes de recursos que já nos afetam, mas tendem a se agudizar em relação à estrutura das políticas públicas onde se inclui a educação, com impactos importantes no produto do trabalho, no ensino e na formação.
Logo, nunca foi tão importante desocultar as determinações estruturais e conjunturais mediando-as as particularidades dos processos para que nossas apreensões não sejam reducionistas.
O exercício de investigar para adensar conceitos, buscar o aprofundamento sobre temas, desocultar contradições, articular dados é possível e necessário em todo o espaço de formação e a isto chamamos de transversalidade na formação, portanto, reitera-se a importância da prática investigativa para a articulação de múltiplos conhecimentos, para a apreensão do real a partir da totalidade como condição para um trabalho profissional substantivo.
Nesse sentido, a articulação entre Graduação e Pós-Graduação é de fundamental importância para que o conhecimento simbólico produzido pela área possa alimentar sistematicamente a renovação curricular no âmbito da Graduação atendendo não só a demandas do mercado, exigidas pelo capital, mas para além dele, formando profissionais críticos e propositivos que desocultem as contradições que estão subjacentes à relação capital-trabalho, na perspectiva do projeto ético-político profissional.
Novos Contornos Do Serviço Social No Amazonas E
Esta obra possibilitará aos leitores refletirem sobre a formação em Serviço Social por meio de quatro eixos de discussão: 1) Da escola de Serviço Social de Manaus ao boom do mercado educacional no Amazonas; 2) Serviço Social no Amazonas: perfil de discentes, docentes, coordenadores de curso, tutores e egressos; 3) Direcionamento à formação profissional e aos projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social no Amazonas; e, 4) Serviço Social e ensino a distância: uma nova configuração do cenário educacional no Amazonas.

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