Com a pandemia do coronavírus, causador da Covid-19, o mundo inteiro tem enfrentado grandes desafios. A doença pode surgir em pessoas de todas as idade e, quando infectado, o indivíduo precisa fazer o isolamento físico para não contaminar as pessoas próximas de si.
As gestantes e mulheres no pós-parto também podem ter essa doença, o que causa medo, não só por suas vidas, mas também pelos riscos aos bebês. Ainda não há certeza quanto aos cuidados a serem tomados em alguns processos que envolvem gestantes com suspeitas ou com Covid-19, mas as pesquisas já nos trazem algumas recomendações, que serão apresentadas a seguir.
Devido ao alto risco de adoecer e morrer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou as gestantes como grupo de risco para Covid-19. Na maioria das pessoas infectadas, os sintomas apresentados são leves, com febre e tosse seca.
Porém, mulheres após 20 semanas de gestação, podem ter também cansaço, falta de ar, diarréia, congestão do nariz e coriza. Algumas mulheres podem desenvolver também a síndrome respiratória aguda grave, que exige cuidados hospitalares.
A fim de garantir atenção às gestantes durante a pandemia, deve haver, nos serviços de pré-natal e maternidades, uma triagem de sintomas respiratórios e avaliação da presença de fatores de risco.
Os serviços de saúde devem garantir o acesso a cuidados especializados de medicina obstétrica e fetal, bem como os cuidados neonatais.