Inteligência Intersubjetiva

Inteligência Intersubjetiva discute a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências.

Neste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski.

Inteligência Intersubjetiva: A Construção De Uma Mente Científica discute a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Em suma, na dimensão documental, nos debruçamos sobre os principais textos de Vigotski a fim de analisarmos como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico pelo
sujeito e, a partir disso, traçar um paralelo com a formação do professor responsável pelo Ensino de Ciências na faixa etária: o pedagogo.

Para fundamentar nossa pesquisa teórica, elaboramos uma investigação qualitativa, na qual analisamos as grades curriculares de três cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, buscando parâmetros para embasarmos nossa avaliação sobre a formação desse docente para compreender o ‘funcionamento’ da mente da criança no e para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências.

A fundamentação teórica somada à coleta de dados nos apresentou importantes quadros para a problematização da questão central deste trabalho acerca da capacidade plena do pedagogo para ensinar Ciências, tendo em vista que nos Anos Iniciais está o mais básico estágio de conteúdos curriculares em Ciências.

Pesquisamos o pensamento, a linguagem e o desenvolvimento da inteligência no sujeito a fim de compreendermos as viabilidades do Ensino de Conceitos Científicos tendo como norteador dos conceitos de ação, interação e tomada de consciência, eixos que perpassam toda esta pesquisa e que se encontram em grande evidência na obra vigotskiana.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Inteligência Intersubjetiva

Inteligência Intersubjetiva discute a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências.

Neste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski.

Inteligência Intersubjetiva: A Construção De Uma Mente Científica discute a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Em suma, na dimensão documental, nos debruçamos sobre os principais textos de Vigotski a fim de analisarmos como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico pelo
sujeito e, a partir disso, traçar um paralelo com a formação do professor responsável pelo Ensino de Ciências na faixa etária: o pedagogo.

Para fundamentar nossa pesquisa teórica, elaboramos uma investigação qualitativa, na qual analisamos as grades curriculares de três cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, buscando parâmetros para embasarmos nossa avaliação sobre a formação desse docente para compreender o ‘funcionamento’ da mente da criança no e para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências.

A fundamentação teórica somada à coleta de dados nos apresentou importantes quadros para a problematização da questão central deste trabalho acerca da capacidade plena do pedagogo para ensinar Ciências, tendo em vista que nos Anos Iniciais está o mais básico estágio de conteúdos curriculares em Ciências.

Pesquisamos o pensamento, a linguagem e o desenvolvimento da inteligência no sujeito a fim de compreendermos as viabilidades do Ensino de Conceitos Científicos tendo como norteador dos conceitos de ação, interação e tomada de consciência, eixos que perpassam toda esta pesquisa e que se encontram em grande evidência na obra vigotskiana.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog