Lev Vygtosky
Qualquer livro traz alguma racionalidade, um desejo de ponderar na balança da justiça a leitura boa, aquela que é correta, que tipologicamente se embasa na lei da gramática, da expressão técnica, e não é bem assim. Por mais que a soberana alegria nos tome estamos ao fim do banquete de nossas ilusões, como a metáfora […]
Inteligência Intersubjetiva
Neste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski. Inteligência Intersubjetiva: A Construção De Uma Mente Científica discute a relação preponderante […]
Lev Vygotsky
Por certo muito temos a aprender com Vigotski, mas não acharemos em seus escritos respostas para questões pontuais, para temáticas específicas que hoje nos inquietam. Vigotski foi um homem de seu tempo, e às questões que há mais de um século se lhe apresentavam como importantes, buscou responder. O modo como produziu suas respostas é […]
Vigotski No Ensino Superior
Vigotski No Ensino Superior é fruto das inquietações das organizadoras frente ao cenário contemporâneo do Ensino Superior brasileiro. Em meio à precarização do ensino, fomentada pela desvalorização do professor e a desmotivação dos alunos, em um sistema estandardizado e meritocrático que desconsidera as singularidades, surge a inevitável pergunta: é possível modificar essa realidade? Como nós, […]
A Construção Do Pensamento E Da Linguagem
L. S. Vigotski – A Construção Do Pensamento E Da Linguagem Neste livro Vigotski estuda questões fundamentais do pensamento infantil, formula concepções inteiramente novas para a época em que o escreveu, articula seu pensamento em um bem urdido aparato conceitual e sedimenta o processo infantil de aquisição da linguagem e do conhecimento com um sistema […]
A Formação Social Da Mente
O propósito primeiro deste livro é caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um indivíduo.