Formação De Professores No Brasil

Olinda Evangelista & Allan Kenji Seki (Orgs.) - Formação De Professores No Brasil: Leituras A Contrapelo

O livro que o leitor tem em mãos congrega resultados de investigações realizadas por pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ao longo de 22 anos, desenvolvemos uma metodologia de análise documental embasada no referencial marxista. Com ela pretendemos apreender a construção aparencial das políticas em foco, descobrir suas determinações essenciais e evidenciar a conexão orgânica entre seus conteúdos e as correlações de forças que as produziram.

Parte desta coletânea resulta das dissertações e teses de discentes do PPGE/UFSC que hoje atuam como professores nas redes públicas de Educação Básica e no Ensino Superior.

Também integram essa coletânea pesquisadoras do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação, GT Trabalho e Formação de Professores (COLEMARX) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o qual realizamos eventos, oficinas e publicações com apoio do CNPq que possibilitou a construção de férteis intercâmbios acadêmicos.

São quatro as características que marcam as produções trazidas à luz.

A primeira refere-se à coleta e ao tratamento das fontes documentais de governos, de Organizações Multilaterais e de instituições privadas.

A segunda relaciona-se à incorporação de contribuições de autores nacionais que possibilitaram que, em sua esteira, pudéssemos refinar nossa abordagem das políticas educacionais como Fontes, Rummert, Neves, Motta, Leher, entre outros.

A terceira diz respeito aos autores que sustentam teórico-metodologicamente nossas análises, os quais permitem uma visada de largo alcance de nossos objetos de estudo, especialmente Marx, Gramsci, Thompson, Mészáros e Kosik.

Ademais, realizamos um diálogo com a produção do GEPETO, mostrando como as pesquisas mutuamente se fecundam.

Nestes textos falamos de professor para professor e de pesquisador para pesquisador. Nosso desiderato é o de contribuir para que professores e pesquisadores acedam a um conjunto de fontes que lhes permitam compartilhar de nossas reflexões.

Nelas sobreleva a crítica ao desmonte da formação do magistério nas instituições públicas, hoje, em nível superior, passadas às mãos de empresas privadas, que interessadamente se imbuem do discurso de compromisso social e da ressignificação da educação como bem comum mundial para adornar sua mercadoria: a formação dos professores.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Formação De Professores No Brasil

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog