Alda Junqueira Marin & Outras (Orgs.) – Situações Didáticas
Situações Didáticas é uma coletânea que, escrita com muitas mãos, traz um esforço conjunto para que tenhamos abordagens mais críticas e contextualizadas no campo didático.
São abordadas situações diversificadas com focos sobre pós-graduação, ensino superior, avaliação em âmbitos diversos, ser e estar na profissão docente, envolver-se na elaboração de projetos pedagógicos ou relatar e analisar propostas pedagógicas inovadoras.
Situações Didáticas reúne alguns trabalhos apresentados nas Reuniões do Grupo de Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (AN PEd) de 1997 a 2002.
As reuniões do Grupo de Trabalho de Didática têm se apresentado como espaço de reflexão, discussão e socialização de pesquisas e experiências analisadas de professores que têm pautado o aperfeiçoamento de seu trabalho pedagógico visando uma didática crítica e contextualizada.
Todos os autores apresentaram seus estudos no Grupo de Trabalho e sua publicação é mais uma forma do GT socializar sua produção.
Os artigos tratam de novos e antigos temas, mas sua inclusão nesta coletânea justifica-se pela sua originalidade seja na abordagem metodológica, na importância de seus achados ou no oferecimento de pistas para outros pesquisadores.
A construção de uma didática mais crítica e atual não é tarefa de um único pesquisador, mas de um esforço conjunto.
Situações Didáticas trará certamente a sua contribuição, contudo acreditando que ainda há muito a ser feito na área. Julgamos que a sua leitura trará novas indagações para outras pesquisas e experiências.
Situações Didáticas é composto de doze trabalhos agrupados em três temáticas mais gerais: Didática, o Professor e o Cotidiano Escolar, Avaliação: novos enfoques e experiências inovadoras.
Situações Didáticas traz, sem sombra de dúvida, importante contribuição para o campo da Didática e da Formação de Professores em geral, destinando-se não só aos pesquisadores e professores mas a todos que se preocupam com a melhoria da prática pedagógica.
Desafiamos aos leitores que reflitam conosco sobre a leitura dos textos focalizando diversificadas situações didáticas e venham participar do Grupo de Trabalho de Didática trazendo sua contribuição, pois a construção de uma nova Didática é tarefa de todos nós.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-ha-um-tunel-com-luz-no-final-branca/