Como Assistir Um Filme

Como Assistir Um Filme busca desenvolver uma análise das formas de assistência ao filme e, ao mesmo tempo, mostrar a necessidade de uma assistência crítica.

O livro Como Assistir Um Filme busca desenvolver uma análise das formas de assistência ao filme e, ao mesmo tempo, mostrar a necessidade de uma assistência crítica.

A necessidade da superação das formas de assistência que não ultrapassam a contemplação, a observação mecânica e o formalismo é o ponto de partida para mostrar uma outra necessidade - a assistência crítica.

Os procedimentos apresentados para facilitar esta forma de assistência são complementados por exemplos de assistência crítica, nos quais os filmes 'O Gabinete do Doutor Caligari', 'No Tempo das Diligências', 'São Francisco de Assis', 'Rebelião no Século 21' e 'High School Musical III' são apresentados em seu universo ficcional e sua relação com o universo social.

Enfim, em Como Assistir Um Filme, Nildo Viana mostra que assistir um filme não é apenas ficar olhando para uma tela e sim uma decodificação de uma mensagem, que é uma manifestação do social e sobre o social.

O ato de assistir um filme é bem diferente de outras atividades humanas, tal como ler um livro, olhar uma paisagem, etc. Porém, algumas destas atividades humanas são bastante abordadas e trabalhadas por diversas disciplinas científicas.

Este é o caso da leitura. A leitura é uma das atividades mais abordada por diversas disciplinas científicas e ela acaba se tornando paradigma para a análise ou referência a outras atividades semelhantes.

Este é o caso do ato de assistir um filme e é isto que justifica a expressão “leitura do filme”, que serve até para título de obras científicas sobre análise de filme.

A emergência da linguística estruturalista, como Ferdinand Saussure, e a expansão do método estruturalista nas ciências humanas, em meados dos anos 1960, em muito contribuiu com este processo.

A partir do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, surge a chamada “semiologia do cinema”, um derivado do estruturalismo, que se fundamenta, em grande parte, na aplicação do paradigma da leitura para explicar o ato de assistir um filme.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-magica-forrozim-preta/

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A necessidade da superação das formas de assistência que não ultrapassam a contemplação, a observação mecânica e o formalismo é o ponto de partida para mostrar uma outra necessidade – a assistência crítica.

Os procedimentos apresentados para facilitar esta forma de assistência são complementados por exemplos de assistência crítica, nos quais os filmes ‘O Gabinete do Doutor Caligari’, ‘No Tempo das Diligências’, ‘São Francisco de Assis’, ‘Rebelião no Século 21’ e ‘High School Musical III’ são apresentados em seu universo ficcional e sua relação com o universo social.

Enfim, em Como Assistir Um Filme, Nildo Viana mostra que assistir um filme não é apenas ficar olhando para uma tela e sim uma decodificação de uma mensagem, que é uma manifestação do social e sobre o social.

O ato de assistir um filme é bem diferente de outras atividades humanas, tal como ler um livro, olhar uma paisagem, etc. Porém, algumas destas atividades humanas são bastante abordadas e trabalhadas por diversas disciplinas científicas.

Este é o caso da leitura. A leitura é uma das atividades mais abordada por diversas disciplinas científicas e ela acaba se tornando paradigma para a análise ou referência a outras atividades semelhantes.

Este é o caso do ato de assistir um filme e é isto que justifica a expressão “leitura do filme”, que serve até para título de obras científicas sobre análise de filme.

A emergência da linguística estruturalista, como Ferdinand Saussure, e a expansão do método estruturalista nas ciências humanas, em meados dos anos 1960, em muito contribuiu com este processo.

A partir do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, surge a chamada “semiologia do cinema”, um derivado do estruturalismo, que se fundamenta, em grande parte, na aplicação do paradigma da leitura para explicar o ato de assistir um filme.

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