A Educação Pelo Silêncio: O Feitiço Da Linguagem No Candomblé

O livro, já pelo seu título, anuncia a originalidade que apresenta.
Trata da Educação pela ótica inusitada do silêncio. Como se isso não bastasse, examina essa categoria num ambiente também inusitado: o terreiro de candomblé.

Além disso, o faz deixando claro o lugar do silêncio como forma de linguagem.
Embora evidente, ao mesmo tempo, o título apresenta instigante ambigüidade quando afirma o caráter de feitiço: o caráter próprio da linguagem? Uma feição adquirida no espaço do candomblé? Feitiço porque vai tratar do silêncio?
Desde o índice, pelos títulos bem achados, o texto instiga à leitura e deixa visível a estruturação bem urdida: a tecelagem que, fio a fio, vai sendo construída até atingir a tapeçaria final: o evidenciar do silêncio como uma das hipóteses de acesso para a percepção do espaço pedagógico presente no terreiro de candomblé.
O livro é de fato um tecido, principalmente quando se leva em conta a perspectiva teórica bem trabalhada e a postura metodológica que, sem dúvida, é uma das contribuições que este trabalho oferece: o sentir precedendo o pensar, no sentido bem pessoano.
Pesquisa de caráter qualitativo, os passos do sentir são, pois, antecedentes metodológicos pertinentes e necessários para a possibilidade da construção do operar teórico. A escuta sensível e a gradativa construção do corpus, fruto da vivência, constituem-se, então, momentos imprescindíveis da metodologia processual.
Assim, da vivência (escuta sensível) é que surge a necessidade da definição do approach teórico que dá “conta da cotidianidade emergente que traz à tona a linguagem do silêncio, imprimindo dinâmica às relações educativas”.
Como se sabe, muitos são os estudos e enfoques sobre o silêncio, mesmo na perspectiva do discurso e na direção dos mais atuais enfoques, mas a contribuição desse trabalho ultrapassa as questões da linguagem e, para além dela, encontra ressonância também na educação.
Sem dúvida, este é um texto de referência obrigatória para os estudos atuais que pretendam caminhar pela trilha da transculturalidade e muldisciplinaridade em repensando o processo educativo.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Educação Pelo Silêncio: O Feitiço Da Linguagem No Candomblé

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog