O propósito desta coletânea é divulgar os resultados de pesquisas concluídas e em andamento que foram apresentadas no IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, em setembro de 2016, selecionadas nas áreas de Ciências Exatas e Biológicas. Este volume, em especial, traz instigantes contribuições para as áreas de Física, Química, Ciência da Computação e Biologia, a partir de concepções e abordagens diferentes, proporcionando o crescimento e disseminação dos resultados de pesquisa das comunidades acadêmicas nestas áreas.
Para facilitar a leitura e localização, o presente volume foi dividido em três partes organizadas a partir da aproximação temática das discussões, a saber: I – Física e Química, II – Ciência da Computação, III – Biologia.
A Primeira Parte congrega seis capítulos, que tem como eixo temático, a tecnologia empregada em modelos de Física e estudos de Química, onde no primeiro capítulo, intitulado “Solução de multi-sólitons para o modelo de TODA”, os autores Mateus Calixto Pereira dos Santos e Paulo Eduardo Gonçalves de Assis, abordam a solução do Modelo de Toda para multi-sólitons amparados pela existência das quantidades conservadas deste modelo. A cadeia de partículas em estudo possui uma solução analítica encontrada pelo método Bilinear de Hirota.
Os métodos e técnicas são aplicados a um circuito elétrico LC não linear, evidenciando sua eficácia no tratamento dos sistemas dinâmicos.
O segundo capítulo, ¨Avaliação do processo adsortivo utilizando bagaço de cana-de-açúcar como material adsorvente na remoção do corante azul de metileno¨, de autoria de Fabiano Mendonça de Oliveira, Edmar Isaias de Melo, Priscila Afonso Rodrigues de Sousa e Luciana Melo Coelho, avalia a utilização do bagaço de cana-de-açúcar, um resíduo agroindustrial, como material adsorvente na remoção do corante azul de metileno em meio aquoso por adsorção. Os resultados mostram que o bagaço de cana-de-açúcar apresenta potencial aplicação como adsorvente na remediação de poluentes orgânicos, especificamente, corantes em efluentes líquidos.
No capítulo intitulado, ¨Estudo cinético da adsorção do antibiótico sulfametoxazol pela casca de arroz in natura¨, os autores Liliam Quelem Tavares, Priscila Afonso Rodrigues de Sousa, Luciana Melo Coelho e José Guilherme Martins Siqueira, avaliam a cinética de adsorção do contaminante sulfametoxazol pela casca de arroz, na busca de um adsorvente alternativo que além de contribuir para a descontaminação ambiental, é considerado como um possível recurso de baixo custo. Os resultados demonstraram que a casca de arroz é um adsorvente alternativo de baixo custo com capacidade satisfatória para remover o sulfametoxazol.
Tecnologias Em Pesquisa: Ciências Exatas E Biológicas
- Biologia, Ciências Da Computação, Engenharia, Física, Matemática, Química
- 1 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.