
Este livro que ora apresento aos leitores, intitulado Formação E Experiências Docentes: Práticas Pedagógicas Em Diferentes Contextos E Cenários, é um sinal de vida e de esperança no ato de resistir a governos reacionários, já apontando para a possibilidade de construção de um mundo novo, sempre ancorado na melhor tradição intelectual e popular de nossa fértil memória histórica na pesquisa em educação.
Luís Távora Furtado Ribeiro, Samara Mendes Araújo Silva e Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, com dezenas de professores pesquisadores, sinalizam que nossos professores permanecem bem firmes nos seus compromissos, refletindo sobre esses dias atuais, adaptando os versos do poeta e cancioneiro lusitano Fernando Pessoa: navegar é preciso e viver também é preciso. E desse mundo corroído fazem brotar um tempo qualitativamente novo.
Vivemos da melhor forma possível reagindo a esses tempos obscuros e de emergências de violências (físicas, simbólicas, políticas, religiosas, etc.) que pensávamos haver sido superadas e suplantadas com as experiências históricas trágicas vivenciadas anteriormente. Nele, pelo menos em alguns influentes grupos sociais em meteórico, abusivo e passageiro estágio nos governos e redes virtuais, como erva daninha, ressurge adaptado o fascismo, que prega a defesa da pátria, da religião e da família pela prática da violência.
Com parcos recursos intelectuais e culturais, esses novos atores sociais rejeitam e perseguem a ciência, o conhecimento científico, a cultura, a escola e as universidades. Aceitam passivamente ou promovem a destruição do meio ambiente com seus incêndios florestais de proporções amazônicas, devastando o ecossistema e as populações indígenas indefesas.
Dividido e organizado em seis grande itens ou capítulos, destacam-se ainda artigos sobre o currículo escolar, a formação de professores e os debates sobre a educação superior na inclusão de estudantes com síndrome de Down, contendo temas sobre a juventude e suas formas de expressão e artes nos grafites.
A publicação deste e-book de acesso gratuito, resultado dos esforços intelectual e material-econômico (financiado com recursos próprios) dos autores, destina-se a todos os interessados em conhecer e aprofundar conhecimentos sobre formação e experiências docentes. Neste momento singular da História mundial e nacional, faz-se importante e paradigmático para o Campo Educacional.
