Psicologia Da Educação

Os textos do livro discutem as principais teorias que fazem parte do campo de conhecimento denominado Psicologia da Educação.

O livro Psicologia Da Educação: Teorias Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem Em Discussão é mais uma produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação (NEPPED).

A ideia de produzir um livro no qual pudéssemos discutir as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem tem sua gênese nas necessidades formativas e nas expectativas das professoras da área de Psicologia da Educação, membros do NEPPED. Dentre as necessidades formativas do grupo está o aprofundamento teórico na produção científica da Psicologia da Educação, especialmente nas teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, visto que tais processos estão na base da ação educativa.

Dentre as expectativas do grupo está a possibilidade de sistematizar as principais ideias das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e materializá-las na forma de textos para estudo na disciplina Psicologia da Educação para os cursos de licenciatura.

Assim, este livro foi gestado com a preocupação central de discutir as principais teorias que fazem parte do campo de conhecimento denominado Psicologia da Educação e que, no entender do grupo, trazem ideias significativas para refletirmos sobre as questões relativas à dimensão subjetiva da educação, sobretudo a escolar, em pleno século XXI.

Como a questão central da Psicologia da Educação é compreender a dimensão subjetiva da educação (subjetividades que são constituídas no contexto educacional), tendo como base teórica principal as teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem humana, há teorizações diferenciadas a serem analisadas e escolhidas pelo professor formador.

Compartilhando da compreensão de que o ser humano desenvolve suas características biopsicossociais à medida que vai se inserindo nos diferentes contextos de socialização, escolhemos as teorias que, embora de modo diferente, ressaltam a importância dos eventos educativos, sobretudo os que acontecem na escola, no processo de individualização do ser humano. Como também são várias e díspares as teorias que compartilham dessa ideia, elegemos aquelas que historicamente foram e continuam sendo abordadas nos cursos de formação de professores no Brasil.

A despeito de essa ser a razão principal de escolha das teorias aqui discutidas, consideramos também o fato de os seus aportes teóricos trazerem contribuições relevantes para a compreensão dos aspectos de natureza biopsicossocial que estão envolvidos nos processos de aprendizagem e de ensino.

Além disso, temos consciência de que a contribuição que o conhecimento psicológico pode dar à educação não está no conhecimento em si mesmo, mas na forma como nós, educadores, pensamos e questionamos os processos psicoeducacionais que se desencadeiam nas pessoas, como as aprendizagens e as ações de ensino que se desenvolvem nas escolas.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Psicologia Da Educação

Os textos do livro discutem as principais teorias que fazem parte do campo de conhecimento denominado Psicologia da Educação.

O livro Psicologia Da Educação: Teorias Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem Em Discussão é mais uma produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação (NEPPED).

A ideia de produzir um livro no qual pudéssemos discutir as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem tem sua gênese nas necessidades formativas e nas expectativas das professoras da área de Psicologia da Educação, membros do NEPPED. Dentre as necessidades formativas do grupo está o aprofundamento teórico na produção científica da Psicologia da Educação, especialmente nas teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, visto que tais processos estão na base da ação educativa.

Dentre as expectativas do grupo está a possibilidade de sistematizar as principais ideias das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e materializá-las na forma de textos para estudo na disciplina Psicologia da Educação para os cursos de licenciatura.

Assim, este livro foi gestado com a preocupação central de discutir as principais teorias que fazem parte do campo de conhecimento denominado Psicologia da Educação e que, no entender do grupo, trazem ideias significativas para refletirmos sobre as questões relativas à dimensão subjetiva da educação, sobretudo a escolar, em pleno século XXI.

Como a questão central da Psicologia da Educação é compreender a dimensão subjetiva da educação (subjetividades que são constituídas no contexto educacional), tendo como base teórica principal as teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem humana, há teorizações diferenciadas a serem analisadas e escolhidas pelo professor formador.

Compartilhando da compreensão de que o ser humano desenvolve suas características biopsicossociais à medida que vai se inserindo nos diferentes contextos de socialização, escolhemos as teorias que, embora de modo diferente, ressaltam a importância dos eventos educativos, sobretudo os que acontecem na escola, no processo de individualização do ser humano. Como também são várias e díspares as teorias que compartilham dessa ideia, elegemos aquelas que historicamente foram e continuam sendo abordadas nos cursos de formação de professores no Brasil.

A despeito de essa ser a razão principal de escolha das teorias aqui discutidas, consideramos também o fato de os seus aportes teóricos trazerem contribuições relevantes para a compreensão dos aspectos de natureza biopsicossocial que estão envolvidos nos processos de aprendizagem e de ensino.

Além disso, temos consciência de que a contribuição que o conhecimento psicológico pode dar à educação não está no conhecimento em si mesmo, mas na forma como nós, educadores, pensamos e questionamos os processos psicoeducacionais que se desencadeiam nas pessoas, como as aprendizagens e as ações de ensino que se desenvolvem nas escolas.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog