
O livro Psicologia Da Educação: Teorias Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem Em Discussão é mais uma produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação (NEPPED).
A ideia de produzir um livro no qual pudéssemos discutir as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem tem sua gênese nas necessidades formativas e nas expectativas das professoras da área de Psicologia da Educação, membros do NEPPED. Dentre as necessidades formativas do grupo está o aprofundamento teórico na produção científica da Psicologia da Educação, especialmente nas teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, visto que tais processos estão na base da ação educativa.
Dentre as expectativas do grupo está a possibilidade de sistematizar as principais ideias das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e materializá-las na forma de textos para estudo na disciplina Psicologia da Educação para os cursos de licenciatura.
Assim, este livro foi gestado com a preocupação central de discutir as principais teorias que fazem parte do campo de conhecimento denominado Psicologia da Educação e que, no entender do grupo, trazem ideias significativas para refletirmos sobre as questões relativas à dimensão subjetiva da educação, sobretudo a escolar, em pleno século XXI.
Como a questão central da Psicologia da Educação é compreender a dimensão subjetiva da educação (subjetividades que são constituídas no contexto educacional), tendo como base teórica principal as teorias que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem humana, há teorizações diferenciadas a serem analisadas e escolhidas pelo professor formador.
Compartilhando da compreensão de que o ser humano desenvolve suas características biopsicossociais à medida que vai se inserindo nos diferentes contextos de socialização, escolhemos as teorias que, embora de modo diferente, ressaltam a importância dos eventos educativos, sobretudo os que acontecem na escola, no processo de individualização do ser humano. Como também são várias e díspares as teorias que compartilham dessa ideia, elegemos aquelas que historicamente foram e continuam sendo abordadas nos cursos de formação de professores no Brasil.
A despeito de essa ser a razão principal de escolha das teorias aqui discutidas, consideramos também o fato de os seus aportes teóricos trazerem contribuições relevantes para a compreensão dos aspectos de natureza biopsicossocial que estão envolvidos nos processos de aprendizagem e de ensino.
Além disso, temos consciência de que a contribuição que o conhecimento psicológico pode dar à educação não está no conhecimento em si mesmo, mas na forma como nós, educadores, pensamos e questionamos os processos psicoeducacionais que se desencadeiam nas pessoas, como as aprendizagens e as ações de ensino que se desenvolvem nas escolas.
